Home / Sociedade / Educação / Técnicos da Biblioteca de Silves convidados para o VI Encontro Partilhar Leituras

Técnicos da Biblioteca de Silves convidados para o VI Encontro Partilhar Leituras

O “carácter inovador” e os “resultados obtidos” pelo projeto” BUÉaLER,  desenvolvido por uma equipa de técnicos da Biblioteca Municipal de Silves, levou a que os mesmos fossem convidados para participarem  no VI Encontro Partilhar Leituras, que decorrerá no dia 16 de Maio, na Biblioteca Municipal de Faro.

“Gostar dos livros e sonhar-se Leitor: o projeto BUÉaLER” é o título da comunicação que será apresentada e que dará a conhecer este projeto que já se desenvolve desde 2013-2014, desenvolvido pela equipa da Biblioteca de Silves, constituída por Maria José Mackaaij, Alda Martins, Ana Paiva e Fernando Simões. 

Promovendo a mediação do livro e da leitura com as crianças finalistas do pré-escolar da cidade de Silves, com o objetivo de despertar o gosto e a motivação para a leitura, leva mensalmente os técnicos da BMS a transportar consigo uma “Mala de Leitura” carregada de novos livros, deixando minibibliotecas em cada sala. Estes encontros mensais, que são momentos para ouvir novas histórias e descobrir novos livros, procuram contribuir para criar hábitos de leitura nas crianças, promovendo o envolvimento da escola neste processo.

Em 2015-2016, o BUÉaLER passou a integrar também um programa de competências de Literacia Emergente destinado às crianças pré-leitores de 4 e 5 anos, em colaboração com os jardins-de-infância de Silves. Esta intervenção que se fundamenta nos dados recentes da investigação na área da literacia, tem como objetivo promover as competências pré-leitoras, que são essenciais à futura aprendizagem formal da leitura e contribuir para a construção do projeto pessoal de leitor em cada criança.

Veja Também

1ª Feira de Artesanato do Sport Algoz e Benfica

A 1ª Feira de Artesanato do Sport Algoz e Benfica irá decorrer nos dias 22 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *