Home / Sociedade / Educação / Técnicos da Biblioteca de Silves convidados para o VI Encontro Partilhar Leituras

Técnicos da Biblioteca de Silves convidados para o VI Encontro Partilhar Leituras

O “carácter inovador” e os “resultados obtidos” pelo projeto” BUÉaLER,  desenvolvido por uma equipa de técnicos da Biblioteca Municipal de Silves, levou a que os mesmos fossem convidados para participarem  no VI Encontro Partilhar Leituras, que decorrerá no dia 16 de Maio, na Biblioteca Municipal de Faro.

“Gostar dos livros e sonhar-se Leitor: o projeto BUÉaLER” é o título da comunicação que será apresentada e que dará a conhecer este projeto que já se desenvolve desde 2013-2014, desenvolvido pela equipa da Biblioteca de Silves, constituída por Maria José Mackaaij, Alda Martins, Ana Paiva e Fernando Simões. 

Promovendo a mediação do livro e da leitura com as crianças finalistas do pré-escolar da cidade de Silves, com o objetivo de despertar o gosto e a motivação para a leitura, leva mensalmente os técnicos da BMS a transportar consigo uma “Mala de Leitura” carregada de novos livros, deixando minibibliotecas em cada sala. Estes encontros mensais, que são momentos para ouvir novas histórias e descobrir novos livros, procuram contribuir para criar hábitos de leitura nas crianças, promovendo o envolvimento da escola neste processo.

Em 2015-2016, o BUÉaLER passou a integrar também um programa de competências de Literacia Emergente destinado às crianças pré-leitores de 4 e 5 anos, em colaboração com os jardins-de-infância de Silves. Esta intervenção que se fundamenta nos dados recentes da investigação na área da literacia, tem como objetivo promover as competências pré-leitoras, que são essenciais à futura aprendizagem formal da leitura e contribuir para a construção do projeto pessoal de leitor em cada criança.

Veja Também

Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *