Home / Algarve / Jovens socialistas na 2ª edição do Fórum Europa

Jovens socialistas na 2ª edição do Fórum Europa

Mais de 140 jovens estiveram presentes na segunda edição do Fórum Europa, vocacionado para a crise dos refugiados, o European Youth Plan socialista e os recentes desenvolvimentos causados pelo Brexit e pela eleição de Donald Trump.

«Nos dias 26 e 27 de novembro, jovens socialistas de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal, convergiram em Olhão, no Algarve, para colocar em evidência os desafios mais prementes que a União Europeia enfrenta nos próximos anos, recorrendo, a formatos inovadores e dinâmicos de discussão, como é o caso das Dinâmicas Setoriais que decorreram na tarde de sábado.forum-europa-painel-1

A segunda edição do Fórum Europa foi organizada pela Juventude Socialista com a colaboração do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D Group) no Parlamento Europeu.

A iniciativa contou com três painéis, o primeiro sobre «A crise dos refugiados na Europa: uma oportunidade solidária», o segundo sobre «O European Youth Plan e o Pilar Social da União Europeia: a emancipação jovem como uma causa de todos» e o terceiro sobre «Do Brexit a Donald Trump: os novos desafios da União Europeia».

No âmbito das Dinâmicas Setoriais, a proposta mais votada pelo Plenário dos participantes foi a dos «Salários Justos a nível europeu», apresentada pela quarta Comissão Setorial dedicada ao »Emprego e Assuntos Sociais».

A iniciativa contou com a participação, enquanto oradores, de vários deputados socialistas, entre os quais, António Eusébio, José Manuel Pureza, Elza Pais, Luís Graça, Pedro Delgado Alves, Jamila Madeira, Fernando Anastácio, João Torres, Diogo Leão e Ivan Gonçalves, bem como do presidente da Delegação Portuguesa do S&D, Carlos Zorrinho e do vice-presidente Pedro Silva Pereira, e ainda da vice-presidente do S&D, Maria João Rodrigues, todos eles eurodeputados.

Enquanto oradores convidados participam, também, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS Olhão, Luciano de Jesus, o presidente da Juventude Socialista de Olhão, Rui Anselmo e pelo presidente da Juventude Socialista do Algarve, Ricardo Calé.

Este último destacou a importância de tais temas serem discutidos pelos jovens socialistas, dado a sua atualidade e a importância que os recentes desenvolvimentos no contexto internacional tem no futuro da geopolítica. Referiu ainda que “Os painéis valorizam, não só a tão importante temática Europeia como a Juventude Socialista, o PS Algarve e a Região, contendo nos mesmos todos os nossos deputados eleitos pelo Algarve”.»

 

Veja Também

PSD critica “menos 19 milhões na saúde para o Algarve”

O deputado do PSD, Cristóvão Norte, eleito pelo Algarve interpelou a ministra da Saúde sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *