Home / Concelho / Semana Gastronómica de Messines, de 1 a 8 de dezembro

Semana Gastronómica de Messines, de 1 a 8 de dezembro

A Junta de Freguesia promove a 11ª edição da “Semana Gastronómica de S. Bartolomeu Messines”, entre os dias 1 e 8 de dezembro.
Um dos pontos altos desta iniciativa é a cerimónia de abertura que, nesta edição, está marcada para dia 1 de dezembro, no pavilhão da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines.
“Esta iniciativa, já com uma década de existência, é um dos mais importantes meios de divulgação da gastronomia tradicional e dos produtos locais, que se afirmam, cada vez mais, como um dos principais interesses turísticos daqueles que nos visitam”, afirma a Junta.cartaz-semana-gastronomica-2016-site

 

A “11ª Semana Gastronómica de S. Bartolomeu de Messines” conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, Turismo do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, da Casa do Povo de Messines, da Rota dos Vinhos do Algarve e dos Viveiros do Cardal. Tem ainda como patrocinadores oficiais a Farmácia Algarve, Supermercados Prata, Intermarché de Messines, Estabelecimentos Teófilo Fontainhas Neto, Nt Car’s e Caixa de Crédito Agrícola de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra.

“A Gastronomia é um atrativo muito importante para nossa região do ponto de vista turístico e cultural. Faz parte do rico património que atravessa gerações, que revela a nossa identidade, que conserva a memória do que fomos e somos”, explica João Carlos Correia, presidente da Junta de Freguesia.
Esta edição volta a ter uma maior participação dos restaurantes locais. Aderiram à iniciativa 10 restaurantes que se dispersam por uma vasta extensão da freguesia.

Os participantes são: Restaurante “João de Deus” (S. B. Messines); Restaurante “Café Académico” (S. B .Messines); Restaurante “O Caixeiro” (Fonte João Luís); Restaurante “O Petisco” (Campilhos); Casa de Tapas “Tapas.Com.Vinho” (S. B. Messines); Restaurante “Papaki” (S. B. Messines); Churrasqueira “Fatinha” (S. B. Messines); Restaurante “Ti Raquel” (Monte São José); Restaurante – Snack Bar “O Jacaré” (Vale Longo); e Restaurante “Marreiros” (Sítio dos Marreiros).

Abertura oficial

A “Semana Gastronómica” abrirá com uma mostra da gastronomia local que terá lugar no dia 1 de dezembro às 17h30 horas, no pavilhão desportivo da Casa do Povo de Messines.
Esta sessão é aberta ao público mediante a aquisição de uma entrada.
Este evento inicia com um momento de petisco e um pouco mais tarde a apresentação dos pratos mais emblemáticos confecionados pelos restaurantes aderentes, os doces e produtos regionais, bem como os vinhos do Algarve já que os vitivinicultores da região estarão presentes, mostrando os seus produtos, através da Rota dos Vinhos. Haverá, ao longo do evento, vários momentos de animação. A animação estará a cargo de Marco António (Música Popular/Tradicional), Rancho Folclórico de Messines, passando igualmente pela poesia, fado e teatro.
“Na certeza de mais uma edição de sucesso, convidamos a visitar Messines e provar a nossa gastronomia”, conclui a nota da Junta de Freguesia.

Veja Também

Pavimentado caminho no sítio das Barradas, em Messines

O Município de Silves informa que concluiu recentemente a empreitada de pavimentação em betuminoso de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *