Home / Sociedade / História & Património / Visitas guiadas à cúpula dos Paços do Concelho

Visitas guiadas à cúpula dos Paços do Concelho

Os trabalhos de conservação e restauro dos estuques do edifício dos Paços do Concelho de Silves podem ser observados ao pormenor, através das visitas guiadas que se realizam nos dias 18 e 19 de novembro. cupula-2

No dia 18 de novembro, as visitas são reservadas a alunos do ensino secundário (área de artes) do concelho de Silves.

No dia 19 de novembro, as visitas são abertas ao público em geral e realizam-se das 9h00 às 10h30 (1.ª visita) e das 11h00 às 12h30 (2.ª visita).

 

Cada visita é limitada a 10 participantes, com idade superior a 14 anos, devendo os mesmos trazer calçado fechado e vestuário adequado e confortável (ténis, ou equivalente, e calças).

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia obrigatória através do site do Município de Silves em http://cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=2436&ver=4324.

A autarquia alerta também “para o facto da estrutura de acesso ao espaço ser de dimensões limitadas, para além dos pontos de acesso aos diferentes níveis da intervenção serem efetuados através de escada metálica para andaime, pelo que o acesso só poderá ser efetuado por pessoas que apresentem boa condição para o efeito”.

A intervenção teve início no passado dia 17 de outubro e pretende consolidar todas as zonas do conjunto decorativo da cúpula de inspiração mudéjar/mourisca e, simultaneamente, preservar um trabalho executado aquando da construção do espaço, em finais do século XIX (a partir de 1884), início do século XX, segundo projeto de Gregório Nunes Mascarenhas, executado pelo Mestre João Vitorino Mealha.

O trabalho de preservação está a ser executado por técnicas do Sector de Conservação e Restauro da autarquia e terminará, previsivelmente, no dia 30 de novembro.

Veja Também

Memórias Breves (11) “Viver África em tempo de guerra”

“Viver África em tempo de guerra” ´ ADÉRITO FERNANDES VAZ, para além de jurista do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *