Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Bandeira Azul: 30 Anos – 30 Critérios, Um objetivo

Bandeira Azul: 30 Anos – 30 Critérios, Um objetivo

Em 2016, o Programa Bandeira Azul celebra os seus 30 anos, sob o lema “30 anos, 30 critérios, um objetivo”.
Portugal foi um dos países fundadores do Programa Bandeira Azul a nível mundial e é inegável que nestas três últimas décadas a qualidade e a segurança das nossas praias, marinas e portos de recreio, em nada se compara com a situação que havia anteriormente.
Hoje, a Bandeira Azul é um símbolo nacional e internacional de qualidade.
Em 1986 foi pela primeira vez hasteada a Bandeira Azul nas praias portuguesas. Para que as mesmas estejam presentes, atualmente, é necessário que as candidaturas respondam eficazmente a quatro critérios essenciais: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, com o vice-presidente da Câmara de Silves, Mário Godinho e a vereadora Luísa Conduto Luís, a hastear as bandeiras
Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, com o vice-presidente da Câmara de Silves, Mário Godinho e a vereadora Luísa Conduto Luís, a hastear as bandeiras

Todas essas condições têm vindo a ser cumpridas pelo Município de Silves, entidade a quem cabe apresentar a candidatura à Bandeira Azul. Este ano, as bandeiras foram hasteadas no dia 6 de junho, em todas as praias do concelho, Armação de Pêra e Praia Grande ( Pêra).
O esforço para melhorar continuamente as condições das praias, no que se refere à higiene e segurança tem sido notório.
A novidade deste ano veio da parte do Júri Nacional do Programa da Bandeira Azul que deliberou “congratular a Câmara Municipal de Silves pela excelente qualidade de informação e estética dos painéis e reconheceu o aumento qualitativo das atividades de educação ambiental propostas pela autarquia”.

Crianças do Agrupamento de Escolas Silves Sul juntaram-se à cerimónia
Crianças do Agrupamento de Escolas Silves Sul juntaram-se à cerimónia

As praias do Concelho de Silves receberam também a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza.
O principal critério para a atribuição do galardão praia com “qualidade de Ouro” é a qualidade da água balnear que terá de ser “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares”.

A Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

Veja Também

Câmara entrega duas viaturas a Junta de Freguesia de Messines

A Câmara Municipal de Silves procedeu recentemente à entrega de duas viaturas à Junta de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *