Home / Concelho / Numa iniciativa pioneira no país, Câmara de Silves distribui 10 desfibrilhadores pelo concelho

Numa iniciativa pioneira no país, Câmara de Silves distribui 10 desfibrilhadores pelo concelho

Numa “iniciativa pioneira no país” a Câmara Municipal de Silves vai distribuir 10 Desfribrilhadores Automáticos Externos (DAE) pelo concelho, os quais, instalados em vários espaços públicos, poderão fazer a diferença entre a vida e a morte.

Esta foi uma das ideias realçadas hoje, durante a assinatura do protocolo entre a autarquia e a Associação Mutualista Montepio, parceira neste projeto da Câmara de Silves, pela vereadora Luísa Conduto Luís: «Esta é uma iniciativa pioneira no país e um projeto estruturante para o Município».

Os representantes das diversas entidades, na assinatura do protocolo
Os representantes das diversas entidades, na assinatura do protocolo

A autarca considerou extremamente benéfica para a população a existência destes equipamentos, que serão colocados na cidade de Silves, em Armação de Pêra, S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra, contando-se no futuro próximo, estender a iniciativa a outros locais e freguesias. Os aparelhos estarão à disposição de forma permanente.

Carlos Bispo, administrador da Associação Mutualista Montepio, referiu-se ao momento como sendo «muito importante», nomeadamente por permitir uma «estreita cooperação entre as duas instituições no apoio social às populações, indo ao encontro do empenho demonstrado pela presidente Rosa Palma na concretização deste projeto».

No que concerne ao Montepio, Carlos Bispo afirmou que «desde a primeira hora o presidente da instituição identificou este projeto com o ADN da Associação Mutualista», pelo que desde logo entenderam que esta seria «uma boa oportunidade do Montepio ir ao encontro daquilo que deve ser e da forma de termos uma sociedade mais apta e melhorada», proporcionado a quem cá vive e a quem visita o concelho que o possa «fazer de uma forma mais segura».

«Temos de agradecer», referiu a vereadora Luísa Conduto Luís, «a quem nos ajudou a concretizar esta iniciativa, nomeadamente ao Dr. Donato Ramos, médico da Associação de Socorros Mútuos João Deus, de Silves, que foi uma peça chave no desenvolvimento desta iniciativa».

A autarca agradeceu, ainda, à Cruz Vermelha Portuguesa, representada por António Pontes, pela colaboração na formação de mais de 50 pessoas que estarão aptas a utilizar estes equipamentos.

????????????????????????????????????
No Castelo de Silves, um dos locais que passa a ter um desfibrilhador, foi feita uma demonstração

Após a assinatura do protocolo, todos os participantes participaram numa demonstração de como se deverão utilizar estes equipamentos, realizada pelo coordenador da Delegação da Cruz Vermelha de Albufeira-Silves, Rui Martins e pela enfermeira Ana Vieira, com a colaboração da técnica da CMS Cláudia Silva, uma das pessoas que frequentou a formação para uso dos DAE’s. Esta demonstração, realizada no castelo de Silves, um dos locais onde está disponível um desfibrilhador, serviu para demonstrar a simplicidade do uso deste equipamento.

 

Veja Também

Câmara entrega duas viaturas a Junta de Freguesia de Messines

A Câmara Municipal de Silves procedeu recentemente à entrega de duas viaturas à Junta de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *