Home / Sociedade / Cultura / Crianças e adultos são convidados a participar em programa de atividades

Crianças e adultos são convidados a participar em programa de atividades

Grupos organizados de crianças e adultos são convidados a participar num programa de atividades desenvolvido especialmente para acompanhar a exposição “Um caminho de prata e ouro” de Christine de Roo.
Esse programa decorre de 20 de abril a 4 de maio, no Museu Municipal de Arqueologia.

A participação é livre embora sujeita a inscrição.programa educativo

Estas atividades, desenvolvidas pelo sector de Museus da Câmara Municipal de Silves “pretendem fomentar o reconhecimento do sentido poético do trabalho pictórico da exposição, através da dinamização de atividades que assentam na exploração da obra através das palavras e dos objetos a ela associada, contribuindo, desta forma, para um entendimento das matrizes culturais islâmicas no al-Andalus.

“Cavalo a galope, arado e alaude – o trio da descoberta” é o mote da ação dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo, e que irá desafiar os mais pequenos a relacionar os objetos presentes nas obras e a utilização da cor com as matrizes culturais e sociais legados do Al Andalus. Aqui, e através da utilização de objetos relacionados com as narrativas poéticas e pictóricas (imagens de peças, esboços arquitetónicos, lenços e outros adereços), os mais novos serão convidados a descobrir este mundo que se apresenta na obra de Christine e a reproduzir, com a mesma paleta de cores, o seu entendimento artístico”.

“Com o intuito de reconhecer o trabalho dos arqueólogos no desenterrar do passado com o caminho poético da obra, salientando os pormenores arquitetónicos e arqueológicos, bem como a tradição poética, “O gesto e a palavra na obra de Christine De Roo” será o desafio lançado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, secundário e grupos organizados de adultos, onde, partindo da análise dos excertos de poemas e da analogia entre as pinturas e o trabalho dos arqueológos, os participantes serão convidados a revisitar os lugares presentes e a debater entre si a importância da multiculturalidade na obra poética.”

A participação é gratuita, mas sujeita a marcação prévia através do preenchimento de formulário próprio, disponibilizado online no site do Município de Silves.

Os telefones 282 440 838 e 282 440 800 (ext. 2752) são os contactos do Sector de Museus para fornecimento de informações adicionais.

Veja Também

Samuel Úria em concerto, em Silves

Samuel Úria estará em Silves no dia 7 de dezembro, onde atuará no Teatro Mascarenhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *