Home / Concelho / Cruz Grande, de Messines, foi intervencionada

Cruz Grande, de Messines, foi intervencionada

cruz grandecruz grande 2

 

A “Cruz Grande”, monumento localizado em S. Bartolomeu de Messines, foi, entre setembro e dezembro de 2015, alvo de uma intervenção pelo Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves, no âmbito de uma colaboração com a Junta de Freguesia.

 

 

 

Como informa a Câmara Municipal, “o cruzeiro foi intervencionado”, para “corrigir algumas situações, nomeadamente a remoção de um elemento metálico em ferro não original e que apresentava ferrugem. Foi ainda efetuada a aplicação de biocida sobre a superfície da pedra durante três semanas, de modo a atuar sobre os organismos biológicos prejudiciais (fungos e líquenes) e, no final do trabalho, protegeu-se de novo a superfície, para impedir a proliferação desses mesmos organismos num futuro próximo.
Toda a superfície do monumento foi limpa química e mecanicamente, com recurso a soluções de limpeza e escovas de várias grossuras e densidades, para se poder eliminar os fungos e líquenes, tendo ainda sido feita a consolidação da estrutura por meio de pincelagem com um agente consolidante, fortalecendo a pedra que se apresentava algo friável. As juntas que apresentavam lacunas pontuais foram também intervencionadas, tendo sido aplicada argamassa à base de cal”.

Segundo Aurélio Cabrita, colaborador do Terra Ruiva na área da História e Património, a Cruz Grande encontra-se no local original de um outro cruzeiro mais antigo, vandalizado nos anos 20 do século passado e substituído nos anos 60 pelo atual. Localizado junto ao jardim existente perto do conjunto escultórico dedicado a João de Deus teve, antes do crescimento da vila no século XX, uma posição de maior destaque no largo ali existente e que se situava junto à antiga via principal que unia SB Messines a Faro (N124).

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Vagas para médicos em Silves não foram preenchidas

As vagas para médicos de Medicina Geral e Familiar que foram abertas para Silves ficaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *