Home / Algarve / RTA distingue personalidades do Concelho: Vítor Neto e Cabrita Neto

RTA distingue personalidades do Concelho: Vítor Neto e Cabrita Neto

O empresário messinense Vítor Neto, atual presidente da empresa Teófilo, foi uma das 16 personalidades algarvias distinguidas pela Região de Turismo do Algarve (RTA) com uma das “ Medalhas do Turismo”.
Na ocasião, foram entregues diplomas de mérito aos ex-presidentes da RTA, entre os quais Joaquim Cabrita Neto, também messinense (e irmão de Vítor Neto, ambos filhos do empresário Teófilo Fontaínhas Neto).

As “Medalhas do Turismo” foram atribuídas numa cerimónia que se realizou em Faro, no dia 18 de janeiro, e distinguiram “personalidades e entidades que contribuíram para o prestígio da região e para o desenvolvimento do sector nos últimos anos”.
A cerimónia foi presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e marcou o encerramento das comemorações dos 45 anos da RTA.
As «Medalhas do Turismo» foram instituídas em 2003, mas a sua atribuição encontrava-se suspensa há sete anos. As medalhas dividem-se em duas categorias: Medalha de Ouro do Turismo e Medalha de Mérito Turístico.
Medalha de Ouro do Turismo:
Christopher Stilwell; Universidade do Algarve; APAVT, Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo; Vila Joya; Marina de Vilamoura.
Medalha de Mérito Turístico
Hotel Dom José ; Luis Correia da Silva; Vítor Neto; Chef Henrique Leandro; Dieta Mediterrânica; Hotel Vasco da Gama; Mário Valente; Safe Communities Algarve; Hotel Algarve Casino; Hotel Pestana Alvor; Hotel e Golfe da Penina

Vítor Neto

Vítor Neto

Natural de São Bartolomeu de Messines, Vítor Neto dirige o grupo empresarial “Teófilo”, com atividades nas áreas da agroindústria, turismo e imobiliária e é presidente do NERA- Associação Empresarial do Algarve.Foi secretário de Estado do Turismo nos XIII e XIV Governos Constitucionais, entre 1997 a 2002. Profundo conhecedor e estudioso das questões do turismo, setor a que está ligado há mais de 30 anos, colabora com várias instituições, nomeadamente com a OMT – Organização Mundial do Turismo. Vítor Neto é uma personalidade incontornável no que ao turismo diz respeito e a quem o Algarve deve reconhecimento.

 

Joaquim Cabrita Neto

Cabrita Neto (à direita) com os restantes governadores civis  (Foto de Carlos Vidigal Jr.)
Cabrita Neto (à direita) com os restantes governadores civis (Foto de Carlos Vidigal Jr.)

 

Natural de São Bartolomeu de Messines, foi Governador Civil de Faro durante dez anos.
Foi presidente da AIHSA –Associação dos Industriais de Hotelaria e Similares do Algarve, Presidente da Comissão Regional de Turismo, deputado pelo PSD na Assembleia da República. Entre outros cargos, foi ainda vice-presidente da HOTREC – Confederação das Associações de Hotelaria, Restauração e Cafés da União Europeia, sendo o primeiro dirigente associativo português e do Sul da Europa a presidir ( em 2002) a esta entidade.
Foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito, pelo Governo da República Federal da Alemanha e com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.
A 10 de Junho de 2010, foi feito Comendador da Ordem do Mérito, distinção que recebeu das mãos do presidente Cavaco Silva.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Barrete solidário na Casa do Povo de Messines

A Casa do Povo de Messines lançou uma campanha para aquisição do “Barrete Solidário” que, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *