Home / Sociedade / História & Património / Agrava-se a degradação da Ermida de Sant’Ana, em Messines

Agrava-se a degradação da Ermida de Sant’Ana, em Messines

Nas últimas semanas, vários leitores do Terra Ruiva, fizeram-nos chegar fotos que mostram o agravamento da degradação da Ermida de Sant’Ana, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
O facto desta ermida se encontrar situada no interior da serra, a alguns quilómetros da Vila, poderá explicar por que razão esta situação não foi denunciada mais cedo, mas o nosso jornal já publicara uma reportagem com fotos que ilustravam a queda parcial do telhado, em abril de 2016. Na altura, a porta mantinha-se encerrada, o que estaria a evitar alguma vandalização.
Agora, com a passagem de mais um inverno, são notórios os estragos que se estenderam a toda a ermida, cuja porta foi entretanto arrancada.
Esta ermida assinala o local onde, em 1834, se deu a batalha com o mesmo nome entre as tropas miguelistas e os liberais, data e acontecimento que é marcado por um painel de azulejos aí colocado. Toda a ermida foi reparada há cerca de vinte anos, por iniciativa do padre Augusto Brito, então o pároco da freguesia de S. Bartolomeu de Messines, com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Veja Também

Festas de Verão em São Marcos da Serra

Nos dias 14 e 15 de agosto realizam-se, em São Marcos da Serra, as Festas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *