Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Vespa asiática detetada nas freguesias de Alcantarilha e Messines
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Concelho

Vespa asiática detetada nas freguesias de Alcantarilha e Messines

Terra Ruiva
Última Atualização: 2026/Abr/Seg
Terra Ruiva
2 meses atrás
PARTILHE

Nos últimos dias, têm surgido vários alertas para a presença da vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, em vários pontos do Algarve.

No concelho de Silves, existem já dois pontos referenciados, nos quais, nos primeiros dias de abril, foram localizados e destruídos ninhos, nomeadamente no Sobrado, freguesia de Alcantarilha e junto à Fonte da Venda, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Os dados sobre as ocorrências da vespa asiática em Portugal são centralizados pelo ICNF, e podem ser consultados no portal https://stopvespa.icnf.pt/ 

A ferramenta STOPvespa apoia a monitorização da distribuição e da expansão da vespa asiática, através da geolocalização online de avistamentos e de ninhos num servidor de mapas.

Aos cidadãos que avistem vespas asiáticas ou ninhos pede-se que reportem através do referido portal ou que liguem para o 808 200 520 (SOS Ambiente) ou para a Câmara Municipal/ Proteção Civil da área de residência.

No Algarve, nos últimos dias, as autarquias de Portimão e de Albufeira já começaram a fazer recomendações e alertas aos cidadãos para prevenir para a presença desta vespa na região.

No portal do ICNF encontra-se a seguinte informação:

A Vespa velutina nigrithorax, Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, Apis mellifera.

Esta vespa asiática, proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, ocorre nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.

A sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004, em França, tendo a sua presença sido confirmada, pela primeira vez em  Portugal, em 2011.

Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Nas zonas onde ocorre, tanto rurais como urbanas, podem ser observados, a partir de maio, os grandes ninhos albergando algumas centenas de vespas, localizados em árvores e estruturas construídas.

Distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen, mais escuro na vespa asiática, e das patas de cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da sua presença manifestam-se em várias vertentes:

  • na apicultura– por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • na segurança pública– não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

 A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

  • inserção / georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos
  • contactar a linha SOS AMBIENTE(808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;
  • poderá também solicitar a colaboração da Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita, para o preenchimento do formulário

Deverá, sempre que possível, ser anexada fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.

Qualquer informação, comunicada através dos meios referidos, será encaminhada para a Câmara Municipal correspondente ao local de deteção/suspeita, que dará o devido seguimento ao processo.

Em caso de necessidade de identificação de exemplares, deverá proceder-se ao seu envio para o INIAV, que fará a respetiva confirmação. A confirmação deverá ser sempre reportada ao portal stopvespa.icnf.pt, que centraliza a informação recebida.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação.

Nunca usar armas de fogo (e.g. armas de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos.

No âmbito do Plano de Ação e de acordo com o determinado no seio da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal elaborou um Manual de Boas Práticas na destruição de ninhos de Vespa velutina , que mereceu a aprovação da Comissão e que se encontra à disposição das Câmaras Municipais para apoio nessa tarefa.

Total Views: 0
Um santuário para as aves na freguesia de Messines
Corte de luz em Armação de Pêra
Ação de desbaratização e desratização em todo o concelho de Silves
Candidaturas para reabilitação de edifícios de atividades económicas
Zona Ribeirinha de Silves aberta à “Festa do Brincar”
TAGGED:AlcantarilhaavisoFonte da VendaICNFportal STOPvespaSão Bartolomeu de MessinesSobradovespa asiática
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Bombeiros de Messines já têm novos órgãos sociais
Próximo Artigo Algarve é o 3º destino de caminhada mais popular da Europa em 2026
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Horóscopo para o mês de junho, por Maria Helena
Astrologia Vida
Deputados do PS do Algarve querem saber porque circulam comboios a diesel quando linha está eletrificada
Política Sociedade
Greve Geral no dia 3 de junho, esperada forte adesão no Algarve
Política Sociedade
Ser Pai/ Ser Mãe Hoje – Entre o mundo digital e a responsabilidade de educar
Opinião Psicologia Vida
PSD Algarve diz que ministro vai reduzir tempos de espera no Aeroporto de Faro
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?