Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Acidentes de mergulho são das principais causas de lesão na coluna
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde & Bem EstarVida

Acidentes de mergulho são das principais causas de lesão na coluna

Terra Ruiva
Última Atualização: 2023/Jun/Ter
Terra Ruiva
3 anos atrás
PARTILHE

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha de consciencialização sob o mote “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!”. Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.

 “As lesões na coluna vertebral relacionadas com os mergulhos são potencialmente muito graves e podem trazer sequelas irreversíveis. Estão habitualmente associadas ao bater da cabeça no solo, em águas pouco profundas, numa rocha ou em outros objetos estranhos. Dependendo da gravidade, estas lesões podem provocar a paralisia das pernas (paraplegia), dos quatro membros (tetraplegia), e até a morte, se a fratura ocorrer no segmento mais superior da coluna.  Nestas situações,  constituem verdadeiras emergências médicas e frequentemente é necessária uma cirurgia urgente. Nos casos menos graves, sem uma lesão neurológica, o tratamento destas fraturas pode passar por uma cirurgia, ou pelo repouso e utilização de colares cervicais ou coletes, dependendo da localização e gravidade da fratura”, explica o neurocirurgião Bruno Santiago, presidente da SPPCV.

E acrescenta: “Se depois do impacto da cabeça com o solo, durante um mergulho, não houver qualquer outro sintoma além da dor, deve na mesma consultar um médico. É necessário não descurar o incidente e pedir observação médica para garantir que não há qualquer consequência na estabilidade da coluna vertebral”.

Os sinais e sintomas de lesão na coluna incluem dor no local que sofreu a lesão, eventualmente com irradiação aos membros superiores ou inferiores, falta de força ou incapacidade em mover os braços ou pernas; formigueiro ou dormência nos membros e na área abaixo da lesão e perda do controle da bexiga ou do intestino. Mais raramente pode observar-se um estado de consciência alterado e dificuldades respiratórias.

No caso de presenciar um acidente e/ou suspeitar de uma lesão da coluna deve contactar de imediato o 112 e não deve mover a pessoa. A SPPCV relembra que qualquer movimento na vítima pode causar danos maiores e permanentes.

Para prevenir as lesões na coluna decorrentes de acidentes de mergulho deve verificar a profundidade do local e não mergulhar em águas rasas com menos do dobro da altura; mergulhar apenas em locais vigiados e iluminados; assegurar-se de que não existem obstáculos como rochas ou bancos de areia; evitar comportamentos de risco como mergulhar de costas ou em corrida; não beber bebidas alcoólicas antes de mergulhar; no mar não se atirar de cabeça, entrar sempre primeiro a andar; na piscina escolher o local onde vai mergulhar de acordo com a profundidade, não correr em redor da piscina e respeitar sempre a sinalização.

Sobre a SPPCV

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, fundada em 2003, é uma associação científica, sem fins lucrativos. Tem por objeto a promoção, o estudo, a investigação e a divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral. Para mais informações consulte http://sppcv.org/

Total Views: 0
Primavera à mesa: o que devemos mesmo comer nesta altura?
Dia Internacional da Tiroide – Até um milhão de portugueses podem ser afetados por doenças da tiroide
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
Banco Alimentar do Algarve realiza campanha solidária e explica como ajudar
GNR alerta para furtos em veículos nos períodos de lazer
TAGGED:acidentes de mergulhocampanhaSPPCV
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Marchas Populares em Armação de Pêra
Próximo Artigo Município renova protocolo com a Viver Serra
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Aviso para avaliação das comportas da Barragem do Arade, com corte de estradas
Concelho
Vacinação de Canídeos no Concelho de Silves
Concelho
Música para Crianças, na Biblioteca Municipal de Silves
Cultura Sociedade
Festa do Vizinho e Caminhada na Azilheira, São Marcos da Serra
Lazer Sociedade
Câmara Municipal de Silves está a contratar
Economia Economia & Emprego Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?