O Governo anunciou recentemente o lançamento de um concurso para instalação de rede de alta velocidade em territórios com cobertura insuficiente de rede de internet de alto débito.
No levantamento feito pela Anacom foram identificados mais de 620 territórios considerados como “zonas brancas”, ou seja, com cobertura insuficiente. No mapa das regiões, o concelho de Silves apresenta “zonas brancas” em todas as freguesias.
Especialmente afetadas são as freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines, mas há “zonas brancas” também em Silves, Armação de Pêra, União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e União de Freguesias de Algoz e Tunes.

Este concurso, que pretende levar a rede de fibra a estes locais, já fora anunciado em 2022, tendo sido adiado para o primeiro trimestre de 2023, e acabou por ser lançado em dezembro de 2023.
Segundo o Governo, o objetivo central é que em 2026/2027 a cobertura das zonas brancas com Internet seja total, acabando assim com as dificuldades de acesso que se fazem sentir em grande parte do país, sobretudo em regiões do interior, o que provoca também desequilíbrios económicos e sociais.
O investimento previsto é de 425 milhões de euros.


