Home / Autores

Autores

  • Francisco Martins

    Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1957. Licenciado em Economia, Membro Efetivo da Ordem dos Economistas. Professor e vice-presidente da Escola Secundária de Silves; vereador permanente e não permanente da Câmara Municipal de Silves (eleito da CDU); dirigente associativo em várias entidades. Fundador do Terra Ruiva.
  • António Eugénio

    Natural de São Bartolomeu de Messines, nascido em 1983. É licenciado em Economia e Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, tendo efectuado pós-graduações na área das Finanças Empresariais e da Fiscalidade. É membro efetivo da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Contabilistas Certificados. Gestor de profissão, interessa-se especialmente por desenvolvimento regional e territorial e é doutorando em Gestão de Inovação e do Território na Universidade do Algarve.
  • António Guerreiro

    Natural de Silves, nascido em 1962, é doutor em Educação Matemática, professor e diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Os seus interesses atuais nos tempos livres são a escrita, a leitura e a fotografia.
  • Aurélio Cabrita

    Natural de S. Bartolomeu de Messines, nasceu em 1978. Licenciado em Engenharia do Ambiente, é mestrando em História do Algarve e técnico superior no Município de Odemira. Tem publicados diversos artigos e livros sobre a história local e regional. É também colaborador no jornal on-line Sul Informação.
  • Eugénio Guerreiro

    Natural da Amorosa, freguesia de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1952. Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Advogado, assessor jurídico de grupo hoteleiro. Sócio fundador da Associação Recreativa e Cultural da Amorosa.
  • Helena Pinto

    Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Formadora da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Situação profissional dos Psicólogos; Ética e Deontologia, Intervenção em Situação de Emergência e catástrofe) e Membro do Conselho de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Consultora da área da Gestão de Carreira
  • José Manuel Vargas

    Natural de Lisboa, nascido em 1948. Tem ascendência materna e paterna ligada às freguesias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra. Professor do Ensino Secundário ( aposentado), é investigador de história local e regional, com várias obras publicadas.
  • Maria Luísa Anselmo

    Natural de Portimão, nascida em 1925. "Licenciada em Direito, por em dado momento dos 18 anos, ter sido operada, e anestesiada, ao acordar ter ouvido homens a cantar, mas que lhe soou triste lamento. E chorou, firmando em si, para ajudar quem assim sofresse, o desejo de ser advogada. Tinha apenas a quarta classe. E, depois, de incríveis dificuldades, conseguiu, e em si ficou o desejo da sociedade ser melhor para todos, ser justa para cada um." Candidata pelo BE à Câmara de Silves, foi durante muitos anos diretora do Grupo de Teatro A Gruta, de Silves.
  • Maria José Grade Encarnação

    Natural de Silves, nascida em 1965. Licenciada em Administração e Gestão de Empresas. Membro da Ordem dos Economistas, faz parte dos órgãos regionais. Foi docente da Universidade do Algarve, é atualmente administradora numa empresa do ramo automóvel. Foi membro e presidente da Assembleia Municipal de Silves ( eleita pelo PSD).
  • Miguel Braz

    Natural de Silves, licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Évora e mestre em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL. Atualmente trabalha na Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, onde é responsável pela área do empreendedorismo e inovação, no âmbito das relações económicas bilaterais entre Portugal e China. Entusiasta por questões da geopolítica, economia internacional e estudos do conflito. Na área económica acredita que as startups criam disrupções de mercado que reanimam mercados apáticos e atraem investimento e empregos.
  • Rocha de Sousa

    Natural de Silves. Professor Universitário ( aposentado) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde foi docente. Membro da Academia Nacional de Belas Artes. Com larga atividade artística em vários campos, da pintura, ao cinema, do vídeo à literatura, Participou em dezenas de exposições, em séries de arte para a RTP, tem publicadas vários livros e é colaborador do Jornal de Letras.
  • Rogélio Mena Gomes

    Natural de Silves, nascido em 1940. Licenciado em Direito, é advogado e bancário aposentado. Dirigente associativo, fez parte de diversas associações. Tem colaboração em vários jornais nacionais e regionais. Tem publicadas diversas obras dedicadas à história regional e da cidade de Silves e três peças de teatro.
  • Susana Amador

    Natural de S. Marcos da Serra, nascida há 22 anos. “Fui, desde que me conheço, uma curiosa, quis sempre descobrir mais. Identifico-me como uma pessoa das ciências sociais, a Ciência Política fascinou-me e licenciei-me nessa área. Sempre escrevi, a escrita, tal como a leitura, foram uma constante. O Mundo e a Humanidade fascinam-me, serei sempre uma defensora de ambos”.
  • Teodomiro Neto

    Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1938. Concluiu licenciatura em História e o doutoramento em "História Política Europeia". Professor universitário, em França, ( entretanto aposentado), tem colaborado com diversos jornais nacionais e regionais. Tem publicadas várias obras no âmbito da história regional, teatro e romance. Entre outras distinções recebeu a Medalha de Mérito Ouro da Cidade de Faro.
  • Vera Gonçalves

    Natural da Sé de Faro, oriunda de S. Brás de Alportel, nascida em 1980. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses e Pós-graduação em Ciências Documentais – Ramo Arquivo pela Universidade do Algarve. Funcionária da Câmara Municipal de Silves, desde 2005, como técnica superior de arquivo.