Dia do Município com anúncios de obras e entrega de distinções a atletas, instituições e personalidades

O Castelo de Silves foi o espaço que acolheu as cerimónias do Dia do Município de Silves 2019 que se comemora a 3 de setembro, evocando a conquista da cidade, ocorrida em 1189, sob o comando do rei D. Sancho I.
As cerimónias oficiais e um espetáculo decorreram no dia 2 de setembro, ao cair da tarde, juntando, no Castelo de Silves, autarcas, representantes de várias entidades concelhias e regionais e algumas centenas de pessoas, na sua maioria atletas dos vários clubes do concelho.
Aberto o momento protocolar, seguiu-se o discurso da presidente da Câmara Municipal, Rosa Palma que começou por fazer um balanço do seu percurso enquanto autarca, desde o momento em que decidiu empreender esta “missão” até ao momento atual: “É com este olhar – de «olhos sempre inquietos», como dizia o nosso imortal João de Deus – que me levanto e trabalho e regresso a casa, na esperança de que todos os dias produza algo melhor, algo que nos engrandeça mais, como fizeram todos aqueles que ao longo de tantos séculos de história fizeram de Silves um concelho especial, singular, que, da serra ao mar, é uma experiência única e irrepetível!

A presidente Rosa Palma na abertura das comemorações

Como fizeram todos os que estão aqui hoje: desportistas, campeões de modalidades tão diversas e campeões da perseverança e do espírito desportivo, da vida saudável!
Como fizeram todos os que nesta data distinguimos pelo mérito das suas carreiras, da sua entrega a causas, da sua cultura, ação social, inovação e espírito criativo!
Como fazem todos aqueles que trabalham connosco nos mais diversos locais de trabalho, em negócios e empresas, no comércio ou na hotelaria, na agricultura ou na pesca, no turismo ou na indústria, dando vida ao nosso território e gerando riqueza e emprego.
Como fazem todos aqueles que, na autarquia, dão o seu melhor para ajudar na resolução de tantas questões, que o fazem com lealdade e profissionalismo, que o fazem com verdadeira competência e capacidade de pôr a render as suas formações”.
A presidente do município enumerou ainda uma série de obra e projetos em que a autarquia tem estado a trabalhar, anunciando algumas “surpresas”, nomeadamente uma intervenção no Museu do Traje e das Tradições, em São Bartolomeu de Messines, e a intervenção na Ponte Velha de Silves. Destacou ainda a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário da Baía de Armação de Pêra, a profunda intervenção no Centro Histórico de Silves, o alargamento da rede de água a Odelouca, a requalificação do Jardim da República, em Silves e a construção do Parque de Feiras e Exposições de Messines, praticamente concluído.

Autarcas, entidades, homenageados e muito público presente

E terminou, dizendo: “Regressando às palavras do mestre Álvaro de Campos, sabendo que sou só mais um ator neste processo, porque «Não sou nada. | Nunca serei nada. | Não posso querer ser nada», tenho ao invés toda a confiança e certeza de que imbuída deste espírito da conquista, dos conquistadores, daqueles que nunca deixam de arregaçar os braços e com a mesma emoção do dia em que tomaram a decisão de se entregarem a uma tarefa, de se empenharem em responsabilidades de gestão, encarando os desafios com determinação e espírito de missão na defesa do serviço público, é assim que neste tão importante dia me volto a apresentar a vós, em representação da equipa que comigo trabalha, mas também de todos os trabalhadores – técnicos, administrativos e operacionais – da Câmara Municipal de Silves, que são objetivamente os arquitetos e artífices desta construção que, em comum, erigimos e continuaremos a erigir.
Todos temos importantes funções – no que toca à gestão administrativa, à facilitação e enquadramento do investimento privado e à provedoria das causas sociais, culturais e desportivas, na salvaguarda dos bens públicos e estamos aqui – os eleitos com maior responsabilidade ainda – para servir a população.
Mas sem esta noção de que cada um tem o seu papel, que a ação individual afeta o coletivo, sem o respeito pelo pensamento e opinião de cada um em favor de todos, não saberemos plantar a árvore da cooperação e a flor da solidariedade.
E, caros amigos, são elas as bases do conhecimento, do trabalho e da riqueza que fará de Silves um concelho onde a história não termina agora; antes se constrói da Serra ao Mar, garantindo-nos um futuro melhor, mais feliz para nós, para os nossos filhos e netos e para os nossos pais.
A todos os atletas e dirigentes que homenageamos, bem com às personalidades a quem entregamos distinções de Mérito Municipal, deixo uma palavra de estímulo, pois o que verdadeiramente fazem é construir um concelho melhor e isso enche-nos de orgulho.”

Nota: Devido à sua grande extensão, o texto relativo às comemorações do Dia do Município foi repartido em 3 artigos. Pode ler ainda, através dos links em baixo ou nos textos publicados separadamente, o decorrer da cerimónia. Os textos são de Paula Bravo, as fotos são todas do Município de Silves. 

Mais de 80 atletas distinguidos:http://www.terraruiva.pt/?p=16964&preview=true

Distinções de Mérito Municipal:http://www.terraruiva.pt/?p=16980&preview=true

Veja Também

Corte de rua em Alcantarilha

O Município de Silves informa que a circulação automóvel na Rua 25 de Abril, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *