Casa dos Vinhos, em Silves, já está aberta

A Casa dos Vinhos e de outros produtos locais, na cidade de Silves, já se encontra aberta.

A Casa dos Vinhos localiza-se na antiga Casa do Forno, num edifício fabril do século XIX, onde funcionava uma padaria, na Rua da Porta do Moinho, a curta distância da Porta da Almedina e do edifício da Câmara Municipal de Silves.

Segundo fonte da Câmara Municipal de Silves, a empreitada centrou-se na requalificação e valorização do edifício do antigo forno, adaptando-o a espaço de exposições, promoção e venda de vinhos e outros produtos de origem local, com a criação de zona de prova de vinhos e de degustação de diversos produtos.

A localização estratégica do edifício da antiga padaria é um elemento de dinamização da Casa dos Vinhos, perto do Centro Histórico de Silves, no caminho entre a Zona Ribeirinha e os monumentos mais visitados, o Castelo e a Sé.

As obras de requalificação mantiveram a estrutura nos elementos da alvenaria existente e na cobertura, preservando a imagem fabril do século XIX, caraterística do edifício. O antigo forno de fabrico de pão foi preservado,  bem como a icónica chaminé de tijolo vermelho de  dimensões consideráveis.

A obra foi objeto de uma candidatura comunitária e aprovada, no âmbito do CRESC Algarve, em 2019. Mas o abandono por parte do primeiro empreiteiro, a meio dos trabalhos, obrigou a um novo concurso e levou à derrapagem dos prazos previstos. No total, a reabilitação da Casa do Forno e a sua transformação em Casa dos Vinhos ascendeu a cerca de 500 mil euros, incluindo os trabalhos de repavimentação exterior.

Para a autarquia, este investimento pretende valorizar e dinamizar os produtos endógenos, conferindo uma nova dinâmica local, potenciando, inclusive, o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego e contribuirá para a dinamização económica e cultural da cidade de Silves.

 

 

 

Veja Também

Serviços encerrados na Câmara Municipal de Silves

O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *