Luísa Conduto, será a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Silves, nas eleições autárquicas 2025.
A apresentação pública da candidatura foi feita em Silves, na Fissul, num jantar comício organizado pela CDU que reuniu centenas de pessoas e contou com a presença de Paulo Raimundo, secretário geral do PCP e de Catarina Marques, cabeça de lista da CDU às próximas eleições legislativas de 18 de maio, pelo Círculo Eleitoral de Faro.

Luísa Conduto, que atualmente exerce o cargo de vice-presidente da Câmara de Silves é assim a personalidade escolhida pela CDU para substituir a presidente Rosa Palma que já não se pode recandidatar, devido ao limite de mandatos.
Na sua apresentação, Luísa Conduta enumerou muitas dos trabalhos que a Câmara de Silves, sob a liderança da CDU, executou ao longo dos “11 anos que servimos o melhor que sabemos e podemos, o nosso concelho”. Falando dessa “caminhada de trabalho”, a candidata da CDU, afirmou também as “diferenças” que caracterizam a CDU e que levou a autarquia de Silves a “lutar muito contra as injustiças, muitas vezes como uma voz isolada na região do Algarve”.
Mas é “o que ainda há para fazer que me faz assumir esta candidatura, contando com a disponibilidade e determinação de toda a equipa”, disse ainda Luísa Conduto. Agradecendo à presidente Rosa Palma a sua “liderança” considerou que “Silves precisa que se dê continuidade a este trabalho”. Para a candidata , “o projeto autárquico da CDU continuará ambicioso, integrador e inovador na captação, gestão e mobilização dos recursos, visando o desenvolvimento local sustentável e a melhoria qualitativa do bem-estar geral”.
Luísa Conduto terminou, dizendo que “nunca desistiremos de trabalhar por um futuro de confiança”.
(A intervenção completa pode ser lida, aqui: Discurso de Luísa Conduto
Luísa Conduto é natural de Mértola e residente desde sempre em São Bartolomeu de Messines. Tem 53 anos e é licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade do Algarve.
Foi professora do 3.º ciclo e Ensino Secundário desde 1990; docente e formadora na Escola Profissional de Agricultura do Algarve, onde foi diretora pedagógica, e lecionou no Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, em Loulé.
Está desde 2014 na Câmara Municipal de Silves, onde é vereadora em regime de permanência. No final de 2020, assumiu a função de vice-presidente da Câmara. Ao longo dos três últimos mandatos autárquicos, tem integrado o coletivo da CDU que dirige os destinos do concelho, “detendo uma vasta experiência e competência na gestão de vários pelouros, como Cultura, Património, Desporto, Educação, Saúde, Ação Social, Habitação, Serviços Urbanos e Ambiente.”
Tem ligação ao movimento associativo, tendo sido membro da Direção da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, presidente do Conselho Consultivo da Associação “Amigos de Messines” e membro do Conselho Geral da EB 2,3 João de Deus. Foi ainda secretária da Direção e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Bartolomeu de Messines. É membro do PCP.