Nero apresenta novo livro “Akbar – Lunário Poético duma Alma Ainda Árabe”

No dia 5 de abril, pelas 15h, no Café Inglês, em Silves, será apresentado o novo livro do Poeta Nero, “Akbar – Lunário Poético Duma Alma Ainda Árabe”.

O livro será apresentado por Nuno Campos Inácio, Esmeralda Lopes e Irene Ferreira.

Depois da epopeia fantástica “Oceano – O Reino das Águas” (2021) e do poemário de raízes autobiográficas “Telúria” (2023), o novo livro de Nero é inspirado no legado árabe pela Península Ibérica e na poesia luso-árabe. É dedicado aos sopros poéticos de Ibn ‘Ammar e al-Mu’tamid e “à luz e às sombras da cidade de Silves e às suas pedras mnemónicas”.

«Depois de tratar dos elementos “água” e “terra”, com Akbar aventura-se pelo “fogo”, (filosófico, religioso, esotérico ou metafísico), recuando ao período da mais notável poesia islâmica algarvia, à qual se ligará por um emaranhado de ascendências entrecruzadas, recordando e homenageando Al-Mutamid ou Ibn Ammar.

Na apresentação, feita à sombra das pedras grés das muralhas do castelo de Silves, as mesmas que terão ouvido as declamações de Assilbia e as melodias entoadas do Xarajib, ou Palácio da Varanda, recordarei o trabalho do notável Victor Borges, desenrolando algumas das suas mais notáveis representações da Silves Islâmica», escreve Nuno Campos Inácio.

O autor, Nero (Filipe Simões), é professor de português em Lagoa e desde os 15 anos que escreve. Nascido em Portimão, mas filho de silvenses, escolheu a proximidade do Castelo de Silves para apresentar a sua nova obra, dizendo: «Chegou o momento: sábado, dia 5 de abril, pelas 15h00, no Café Inglês (em Silves, Algarve), perante as muralhas do castelo, teremos o evento especial de lançamento do meu novo livro AKBAR – LUNÁRIO POÉTICO DUMA ALMA AINDA ÁRABE.

Com entrada livre, junte-se-nos para dar as boas-vindas ao novo livro numa apresentação a cargo de Nuno Campos Inácio, Esmeralda Lopes e Irene Ferreira.

O Café Inglês, atrás da Sé Catedral e nos degraus de acesso ao castelo, é paragem obrigatória para todos quantos visitam a cidade. Além da esplanada, das iguarias, das bebidas e dos doces, tem uma esplanada irresistível, uma decoração de notável bom gosto; além de que se tornou, nos últimos anos e por mérito próprio, um lugar maior de cultura no Algarve.

Lá estarei para interagir convosco, para o convívio e para a sessão de autógrafos – porque os livros só ganham vida graças às pessoas. E também pelos livros se iniciam ou fortalecem as mais preciosas amizades. Espero pelo vosso abraço, pela nossa fotografia, num dia de especial celebração para mim e para todos os que me lêem e estimam.

Por lá haverá, como não poderia deixar de ser, os primeiros exemplares do AKBAR – LUNÁRIO POÉTICO DUMA ALMA AINDA ÁRABE. Mesmo para quem já o assegurou na pré-venda, fica o convite para levantar o exemplar pessoalmente. Afinal, há momentos irrepetíveis e “escreve o acaso o destino de todas as coisas”…»

 

 

 

Veja Também

Dia de São Marcos, em São Marcos da Serra

No dia 25 de abril, assinala-se, em São Marcos da Serra, o dia de São …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *