O livro “1924 Silves – As Vozes da Resistência”, do nosso colaborador António Guerreiro, será apresentado na FNAC Guia, no próximo sábado, dia 5 de abril, pelas 16h.
A apresentação será feita por Luísa Conduto, vice-presidente da Câmara Municipal de Silves.
A entrada é livre.
O livro foi editado pela cordel d’ parta e teve o apoio da Câmara Municipal de Silves, inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
O livro de António Guerreiro fala dos acontecimentos ocorridos em Silves na sequência de uma greve dos operários corticeiros, ao mesmo tempo que nos oferece um retrato da cidade à época.
«No ano de 1924, os operários corticeiros de Silves acompanharam uma prolongada greve nacional que decorreu entre 1 de maio e 10 de junho. Esta greve agravou a miséria dos trabalhadores e das suas famílias. Para continuarem a sua luta, as suas crianças rumaram a Portimão, Faro e Olhão, recebidas pela solidariedade de outros obreiros algarvios.
No dia 22 de junho, a população operária silvense deslocou-se à Estação de Caminhos de Ferro da cidade para receber os seus filhos, em manifesta alegria. A imposição de proibição de manifestação de operários, hasteando as suas bandeiras sindicais, negras e vermelhas, desencadeou um tiroteio por parte da guarda republicana, tendo resultado num operário morto e em homens, mulheres e crianças feridas.»