Decorreu na Fissul, em Silves, a primeira edição do Torneio Internacional de Xadrez de Silves, que trouxe à cidade jogadores nacionais e internacionais de alto nível.
O torneio decorreu de1 a 7 de março, contou com mais de 20 jogadores titulados inscritos. entre 88 jogadores oriundos de 15 países diferentes, desde a Argentina ao Sri Lanka.
Organizado pelo Clube de Xadrez da SIRM (Sociedade de Instrução e Recreio Messinense) e pela Câmara Municipal de Silves, o torneio inseriu-se no circuito Portugal Chess Tour, contando com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Xadrez e da Junta de Freguesia de Silves, bem como da Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade e das empresas Teófilo, Frutas Martinho e Algarseguros.
Além da competição, com um prémio total superior a 4.000€, o evento contribuiu para a promoção da modalidade em Portugal e proporcionou aos participantes e visitantes uma oportunidade única de conhecer a riqueza histórica e cultural de Silves.
O torneio foi aberto ao público que pode assistir às partidas no local. Destaca-se também o uso de suas 40 tabuleiros digitais, que permitiram a transmissão dos jogos em tempo real pela internet, permitindo a que todos pudessem seguir o torneio pelo mundo todo! E ainda a presença de vários tabuleiros de xadrez gigantes, espalhados por vários espaços da cidade de Silves.
No final do I Open Internacional de Xadrez de Silves o mestre Daniel Campora, argentino, foi o vencedor, levando a melhor sobre IM espanhol Ismael Alshameary e o FM português Bruno Martins.
Foram distinguidos vários outros escalões na competição: José Prata ganhou o melhor S50; António Santos ganhou o melhor S65; Danilo Optasky ganhou o melhor Sub10; Leonardo Bliuc foi o melhor sub12; Nguyen Khoi foi o melhor sub14; Marta Almeida foi a melhor sub16, Roman Ryabukhin o melhor Sub18, FM Rasti Arvin foi o melhor sub20, Veronika Ryabhukina foi a melhor jogadora feminina; João Almeida foi melhor sub2000; Carlos Sousa foi o melhor sub1800; e Leon Li foi o melhor sub1600.
De entre os jogadores presentes, a organização destacou Kevin Spraggett, um grande Mestre canadiano, nascido a 10 de novembro de 1954, radicado em Portugal desde os anos 80. Ele foi o quarto canadiano a obter o título de Grande Mestre e é considerado como o melhor jogador de xadrez de sempre do Canadá.
Outro jogador em destaque foi o Grande Mestre português António Fernandes, nascido a 18 de outubro de 1962, em Pampilhosa da Serra. Obteve o título de Mestre Internacional em 1985 e o título de Grande Mestre em 2003. Fernandes é um dos jogadores de xadrez mais destacados de Portugal, tendo participado em várias Olimpíadas de Xadrez entre 1980 e 2012. Além disso, ele foi 16 vezes campeão nacional de xadrez.
Finalmente, destacou-se também Daniel Hugo Campora, Grande Mestre de xadrez argentino, nascido em 1957. Ele é um dos jogadores mais destacados da Argentina e obteve o título de Grande Mestre em 1986. Ao longo de sua carreira, Campora participou em inúmeros torneios internacionais e representou a Argentina em várias Olimpíadas de Xadrez. Ele também tem um histórico impressionante de vitórias contra jogadores de alto nível, incluindo uma vitória notável contra Alexei Shirov.