Durante uma semana, Silves foi a Capital do Xadrez

Decorreu na Fissul, em Silves, a primeira edição do Torneio Internacional de Xadrez de Silves, que trouxe à cidade jogadores nacionais e internacionais de alto nível.

O torneio decorreu de1 a 7 de março, contou com mais de 20 jogadores titulados inscritos. entre 88 jogadores oriundos de 15 países diferentes, desde a Argentina ao Sri Lanka.

Organizado pelo Clube de Xadrez da SIRM (Sociedade de Instrução e Recreio Messinense) e pela Câmara Municipal de Silves, o torneio inseriu-se no circuito Portugal Chess Tour, contando com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Xadrez e da Junta de Freguesia de Silves, bem como da Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade e das empresas Teófilo, Frutas Martinho e Algarseguros.

Além da competição, com um prémio total superior a 4.000€, o evento contribuiu para a promoção da modalidade em Portugal e proporcionou aos participantes e visitantes uma oportunidade única de conhecer a riqueza histórica e cultural de Silves.

O torneio foi aberto ao público que pode assistir às partidas no local. Destaca-se também o uso de suas 40 tabuleiros digitais, que permitiram a transmissão dos jogos em tempo real pela internet, permitindo a que todos pudessem seguir o torneio pelo mundo todo! E ainda a presença de vários tabuleiros de xadrez gigantes, espalhados por vários espaços da cidade de Silves.

No final do I Open Internacional de Xadrez de Silves o mestre Daniel Campora, argentino, foi o vencedor,  levando a melhor sobre IM espanhol Ismael Alshameary e o FM português Bruno Martins.

Foram distinguidos vários outros escalões na competição: José Prata ganhou o melhor S50; António Santos ganhou o melhor S65;  Danilo Optasky ganhou o melhor Sub10;  Leonardo Bliuc foi o melhor sub12;  Nguyen Khoi foi o melhor sub14; Marta Almeida foi a melhor sub16, Roman Ryabukhin o melhor Sub18, FM Rasti Arvin foi o melhor sub20, Veronika Ryabhukina foi a melhor jogadora feminina;  João Almeida foi melhor sub2000;  Carlos Sousa foi o melhor sub1800;  e Leon Li foi o melhor sub1600.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho e do presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, aém do presidente da Direção da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense e responsável pelo Clube de Xadrez da SIRM, Tiago Custódio.

 

De entre os jogadores presentes, a organização destacou Kevin Spraggett, um grande Mestre canadiano, nascido a 10 de novembro de 1954, radicado em Portugal desde os anos 80. Ele foi  o quarto canadiano a obter o título de Grande Mestre e é considerado como o melhor jogador de xadrez de sempre do Canadá.

 

Outro jogador em destaque foi o Grande Mestre português António Fernandes, nascido a 18 de outubro de 1962, em Pampilhosa da Serra. Obteve o título de Mestre Internacional em 1985 e o título de Grande Mestre em 2003. Fernandes é um dos jogadores de xadrez mais destacados de Portugal, tendo participado em várias Olimpíadas de Xadrez entre 1980 e 2012.  Além disso, ele foi 16 vezes campeão nacional de xadrez.

Finalmente, destacou-se também Daniel Hugo Campora,  Grande Mestre de xadrez argentino, nascido em 1957. Ele é um dos jogadores mais destacados da Argentina e obteve o título de Grande Mestre em 1986. Ao longo de sua carreira, Campora participou em inúmeros torneios internacionais e representou a Argentina em várias Olimpíadas de Xadrez. Ele também tem um histórico impressionante de vitórias contra jogadores de alto nível, incluindo uma vitória notável contra Alexei Shirov.

 

Veja Também

Piscinas Municipais encerram no dia de Carnaval

O Município de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves estará encerrado …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *