A 24 de fevereiro de 1929, um grupo de comerciantes e operários fundou a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, a mais antiga do concelho de Silves. A 31 de janeiro de 1932 era fundada a Sociedade Recreativa e de Instrução de São Marcos da Serra. A 7 de fevereiro de 1933 nascia a Sociedade Filarmónica Silvense. E a 31 de janeiro de 1935 era fundada a Sociedade Recreativa Alcantarilhense.
Ainda ativas, as nossas quase centenárias coletividades festejaram recentemente mais um aniversário.
A Sociedade Recreativa e de Instrução de São Marcos da Serra assinalou a data do 93º aniversário com a realização de um baile, com a atuação de Luís Godinho.
Já a Sociedade Recreativa Alcantarilhense comemorou o 90º aniversário, no dia 1 de fevereiro, com um grande jantar de gala, no Amendoeira Golf Resort, animado pelas fadistas Mafalda Vasques e Sandra Reis e a banda Domingos e os Amigos.

Nesta cerimónia, que contou com a presença de várias entidades e de muitos sócios que esgotaram a sala, o presidente Ricardo Rodrigues lembrou algumas das datas mais marcantes e elogiou a “visão e ambição de todos os dirigentes e sócios que passaram por esta coletividade, a começar pelos vinte e três sócios fundadores, e que ao longo dos anos permitiram manter de pé o objetivo do dia 31 de janeiro de 1935”. E falou ainda da “responsabilidade” dos atuais órgãos sociais “de honrar esta riqueza e contribuir para que a SRA continue o seu trajeto e se consiga adaptar aos tempos atuais, com iniciativas, algumas novas, como o caso do nosso site, outras no sentido de não deixar desaparecer tradições passadas”.

Na sua intervenção, o presidente da SRA focou ainda o desejo de proceder à reabilitação da sede, uma necessidade que não tem sido possível cumprir “devido a várias circunstâncias que hoje não vale a pena estar a explicar, mas nenhuma delas teve a ver com o empenho e disponibilidade do executivo municipal”. Além de um agradecimento ao Executivo Municipal, presente na festa, foi feito também um agradecimento especial ao presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita, sócio e antigo dirigente da coletividade, e também ao sócio José Mourinho e finalmente à “equipa que me acompanha e que prova que o melhor de cada um forma um conjunto mais forte”.

Na lista de festas, seguiu-se a Sociedade Filarmónica Silvense que, no dia 8 de fevereiro, organizou um Jantar-Concerto no Centro Pastoral de Pêra, que teve a participação do Grupo Coral e da Banda da Sociedade. O jantar contou com a presença do Executivo Municipal da Câmara de Silves, além de outros autarcas, e entidades, e muitos sócios. Este momento foi antecedido, pela tarde, por uma arruada nas ruas da cidade de Silves, a festejar o 92º aniversário.

Por sua vez, a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, que festejou o 96º aniversário, desenvolveu um programa de atividades variado que incluiu a apresentação do livro “Soldado da Guerra e da Paz”, de João Matos do Vale, a Hora do Conto, para crianças, com a ilustradora Marta Jacinto, a apresentação da peça de Bertold Brecht, “Aquele que diz sim e Aquele que diz não”, pelo Grupo de Teatro Penedo Grande e ainda uma caminhada aos marcos geodésicos do Foral. O programa encerrou no dia 23 de fevereiro, com a festa antecedida pela atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Messines.
Antes de se cantarem os parabéns “à menina Sociedade”, o presidente da coletividade, Tiago Custódio agradeceu a todos os sócios e aos órgãos sociais anteriores, que permitiram à Sociedade de Messines estar a chegar quase aos 100 anos, e, em particular, aos atuais dirigentes que o acompanham neste caminho. Agradeceu igualmente os apoios que têm sido prestados, nomeadamente pela Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, que estiveram representadas pela vice-presidente Luísa Conduto Luís e Carla Benedito. O presidente da coletividade destacou o elevado número de atividades que a Sociedade tem vindo a realizar, abrangendo públicos muito diversos, sendo que algumas têm sido desenvolvidas até noutras freguesias, como por exemplo, as caminhadas e os torneios de xadrez.
Após o lanche convívio, a festa encerrou com um concerto de música clássica interpretado por Ekaterina Pereverzeva (piano), Savva Pereverzev (violino) e Piotr Pereverzev, (guitarra), de “Flores Musicae school of talents”.