A rainha Letizia tem escolhido o Algarve como refúgio e as suas deslocações incluíram um passeio pelos monumentos de Silves.
Segundo a notícia do Postal do Algarve, que cita várias fontes espanholas, como o site El Confidencial e a revista Hola, há vários anos que a rainha Letizia procura o Algarve para desfrutar momentos tranquilos, longe do protocolo oficial, fazendo deslocações regulares à região.
A presença da rainha Letizia, de Espanha, no Algarve tem sido alvo de interesse mediático e várias publicações internacionais relatam que a rainha encontra na região um refúgio longe do protocolo oficial. Embora não existam confirmações oficiais do Palácio da Zarzuela acerca de deslocações regulares ao sul de Portugal, diversas fontes sustentam que Letizia aprecia a tranquilidade algarvia para desfrutar de momentos de descanso em família.
A revista Hola afirma que Letizia tem manifestado interesse pela cultura portuguesa, tendo visitado monumentos históricos em Silves e Faro, de forma informal, sem nenhum anúncio à comunicação social, passando desapercebida. A rainha será também amante de peixe e de marisco, fazendo refeições em pequenos restaurantes familiares junto à costa.
A confirmar esta ideia lembra-se que há vários anos que nas redes sociais têm aparecido fotos de Letizia, sozinha e até acompanhada pelo rei Felipe, em cidades algarvias, como Lagos, Portimão e locais como Odeceixe. Alguns utilizadores do Instagram partilharam fotografias de locais em que Letizia supostamente terá estado, ainda que sem registos diretos da monarca.
Mais recentemente, em dezembro de 2024, várias publicações portuguesas e espanholas garantiam que a rainha se encontrava no Algarve, mais propriamente em Ferragudo, no castelo da família de Vasco Pereira Coutinho, empresário português, amigo da família real espanhola há vários anos.
Adiantam as mesmas revistas que este e outros refúgios no Algarve são cada vez mais usados por Letizia, pela proximidade a Madrid e por ter na região vários amigos que a ajudarão a atravessar os momentos difíceis que a família real está a viver, devido à crise no casamento de Letizia e Felipe.