O Município de Silves organizou, no dia 7 de dezembro, a Gala “Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar” que distinguiu mais de 160 atletas de treze clubes, associações e agrupamento de escolas do concelho de Silves, desde atuais a antigos campeões.
Esta gala, que substituiu a habitual entrega de distinções no Dia do Município, a 3 de setembro, destacou, na sua essência, não apenas os títulos conquistados por estes atletas, mas igualmente a sua perseverança e trabalho para alcançarem estes resultados.
No auditório da Escola Secundária de Silves a noite foi de festa e de satisfação pelo esforço recompensado.
De entre todas as distinções destaca-se a nomeação dos Prémios de Individualidade Desportiva, atribuídos a oito atletas, nomeadamente:
Délio Gaspar, atleta que se estreou em 2023 na modalidade de Culturismo, tendo alcançado vários títulos. É Campeão Nacional na categoria “True Novice OPEN”.
Flávio Silva, atleta na modalidade de Culturismo, desde 2023, sagrou-se, em 2024, Campeão Nacional na categoria de “BodyBuilding”. Em novembro teve a sua primeira experiência internacional no Campeonato da Europa, NPC Euro Masters, onde conquistou a Medalha de Bronze, na categoria de True Novice Open (+35).
Filipe Loureiro, atleta de patinagem no Roller Clube de Lagos, integrou neste ano a Seleção Nacional que participou no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade. É Campeão Nacional de juvenis de Estrada e de Pista, e foi Campeão Geral das Taças da Europa, em short e longdistance. Pela Selecção Nacional, no Campeonato de Europa, foi Medalha de Bronze nos 3.000 metros estafeta americana, ficou no TOP 5 da Europa em provas de 5.000 metros, e foi 6º classificado nos 200 metros velocidade.
Ussumani Djumo, é um dos maiores talentos emergentes do atletismo português, um dos principais barreiristas de Portugal. Além de dezenas de títulos regionais, foi Campeão Nacional de clubes da segunda divisão masculina. Foi recentemente contratado pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, em Viana do Castelo, onde se prepara para alcançar grandes objetivos, incluindo a participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Miguel Silva – Iniciou a sua carreira no atletismo em 1982, na Filarmónica Silvense e entre 1985 e 1994, representou as equipas do Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim e do Clube Oriental de Pechão. Desde 1995, e até aos dias de hoje, defende as cores do Clube Desportivo Areias de São João, de Albufeira.
Ao longo da sua carreira, este extraordinário atleta somou mais de 30 títulos de Campeão Nacional em provas de Pista e Estrada e mais de 40 títulos de Campeão Regional em provas de Pista, Estrada e Corta-Mato. Além disso, estabeleceu múltiplos recordes nacionais e regionais em provas de Estrada e Pista, na Milha, nos 800 metros e nos 1.500 metros. Em 2015, alcançou a segunda melhor marca mundial nos 800 metros. E, em 2020, estabeleceu a melhor marca mundial nos 800 metros e a segunda melhor marca mundial nos 1.500 metros.
Humberto Sequeira, em 1977, sagrou-se Campeão Nacional Juvenil em várias distâncias, Campeão Nacional Júnior, Vice-Campeão de Portugal e foi ainda Recordista Nacional Juvenil nos 800 metros e nos 1.500 metros obstáculos. Entre 1978 e 1979, foi Campeão Nacional em várias distâncias e Campeão Absoluto nos 800 metros, estabelecendo vários recordes nacionais: nos 800 metros, 1.000 metros, 1.500 metros e 2.000 metros obstáculos.
Com a transição para o escalão sénior, em 1980, passou a representar o Sport Lisboa e Benfica. Voltou a sagrar-se Campeão de Portugal e participou em inúmeras competições internacionais, incluindo Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa. Destacam-se também a sua presença na Taça da Europa e na Taça dos Clubes Campeões Europeus, onde representou Portugal com distinção.
Carlos Calado – é uma das figuras mais emblemáticas do atletismo no concelho de Silves. Este atleta iniciou a sua carreira em 1970/71, representando o Boavista de Portimão, e em 1971 destacou-se como o melhor júnior de Portugal nos 100 metros. Pouco depois, integrou o Sporting Clube de Portugal, onde brilhou entre 1972 e 1975, conquistando títulos como, Campeão e Vice-Campeão de Portugal em provas de pista coberta nos 50 e 100 metros; Campeão Nacional na Estafeta 4×100 metros e Campeão Nacional por Equipas; e estabelecendo o recorde nacional da estafeta 4×100 metros com a Seleção Nacional.
Representou a Seleção Nacional em várias competições internacionais, como a Taça da Europa. Destaca-se ainda a sua participação na histórica 1.ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo em 1975, onde igualou o recorde nacional dos 100 metros (10,4 segundos), enfrentando gigantes do atletismo mundial.
O seu legado não termina com as suas conquistas pessoais. Em 1976, foi responsável pela criação da secção de Atletismo no Silves Futebol Clube, que contou com equipas masculinas e femininas, lançando assim as bases para o crescimento e o sucesso da modalidade no concelho de Silves.
Outras distinções
Na Gala foram também distinguidos muitos atletas que conquistaram títulos internacionais, nacionais e regionais, em diferentes modalidades e clubes.
Mérito Internacional
Carlos Santos – ADECT (ciclismo)
Micael Rodrigues – Associação Kickboxing Muay Thai Novos Campeões (kickboxing)
João Rodrigues – Atletis – Clube de Atletismo de Tunes ( atletismo)
Isabel Gonçalves- (atletismo / em clube fora do concelho)
Mara Matias – (capoeira / em clube fora do conceho)
Mérito nacional
Amendoeira Clube de Golfe (golfe)
Associação Extremo Sul (ciclismo)
Associação Kickboxing Muay Thai Novos Campeões (kickboxing)
Atletis – Clube de Atletismo de Tunes (atletismo)
Casa do Povo de Messines ( ginástica)
Clube de Futebol os Armacenenses (futebol 11)
Team Satanás- Associação de Desporto Motorizado (Flat Track)
Agrupamento de Escolas de Silves (Desporto Escolar, patinagem)
Mérito Regional
Aquático Clube de Silves (natação)
Associação Desportiva e Cultural de Tunes (ciclismo)
Associação Extremo Sul (ciclismo)
Atletis – Clube de Atletismo de Tunes (atletismo)
Casa do Povo de Messines ( ginástica)
GADAG- Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare (setas e paintball)
Silves Futebol Clube (futebol)
Sociedade de Instrução e Recreio Messinense (xadrez)