Ana Carolina Cardoso “A inspiração não tem momento para vir”

Natural de Silves, Ana Carolina Cardoso tem 23 anos e é licenciada em Desporto pela Universidade do Algarve, trabalhando atualmente como professora e treinadora de Ginástica Acrobática. Desde criança que revela gosto pela leitura e pela escrita e no 3º ano começa a escrever poesia, ganhando o prémio de “poema mais bonito”.

O seu interesse pela literatura, aliado ao gosto em trabalhar com crianças, fizeram-na lançar este ano o seu primeiro livro infantil “Princesa Lívia e a Gatinha Perdida”, garantindo que o futuro passa por outros projetos literários.

Processo criativo e desafios

Ana Carolina Cardoso diz nunca ter tido o sonho ou a pretensão de lançar um livro, relevando que a obra “Princesa Lívia e a Gatinha Perdida” começou por ser uma “brincadeira que ia fazer para a minha afilhada”.

A história seria uma surpresa para a sua afilhada Lívia, pois conta a história da menina e dos animais de estimação que conhece. Contudo, no momento da impressão decidiu arriscar e publicar a obra.

Explica nunca ter tido muito o hábito de ler livros infantis e que a sua ideia não foi baseada ou inspirada em nenhum livro que tenha lido em pequena, salientando que “simplesmente surgiu” e que “a inspiração não tem momento para vir, quando vem temos que agarrá-la”.

Considera que no processo de escrita do livro o mais desafiante foi a utilização de uma linguagem percetível para os mais novos, referindo que “dois adultos a terem uma conversa é natural e fácil, mas na escrita de um livro infantil tem de se utilizar uma linguagem mais cuidada e adequada à idade”.

 

Apresentação do livro

A 19 de outubro, decorreu na Biblioteca Municipal de Silves a apresentação do seu livro infantil “Princesa Lívia e a Gatinha Perdida”. Afirma não ter criado expectativas em relação à mesma, por não saber qual seria a reação dos mais novos. Todavia, diz ter ficado positivamente surpreendida com a dinâmica alcançada com as crianças, que se mostraram bastante entusiasmadas por poder pintar as ilustrações do livro.

Considera uma honra ter apresentado o seu projeto na cidade onde cresceu e fez desporto durante grande parte da sua vida.

 

Desporto e literatura

O desporto e a literatura são para si “dois bons aliados”, destacando que ambos se revelam importantes e complementares para a saúde do ser humano, nas suas palavras “enquanto o desporto trabalha o nosso corpo, a leitura trabalho o nosso cérebro.”

Inspirações literárias

Como autores preferidos destaca Nicholas Sparks e Collen Hoovers, afirmando que adora ler romances.

Da literatura portuguesa aponta Rute Dias e Liliana Rodrigues Brito como duas das suas principais referências, mencionado as obras “Sei o teu nome” e “Distorção” como dois dos seus livros preferidos.

Menciona ainda Lara Fresco e Raul Minh’alma como escritores portugueses que considera importante valorizar.

Projetos futuros

Ana Carolina Cardoso diz ter para o futuro um projeto literário para adultos, estando atualmente a desenvolver a estrutura do livro, não querendo adiantar muito mais.

Quando questionada sobre a possibilidade de escrever outro livro infantil, a autora confirmou a vontade de voltar a lançar uma obra destinada aos mais jovens, dizendo no entanto que a ideia terá de surgir de repente, tal como aconteceu com a sua obra já lançada.

Na sua opinião “é muito importante aliciar os mais jovens a ler e a ganhar o hábito da leitura”, destacando o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a transmissão de mensagens e lições de vida como grandes benefícios provenientes da leitura.

 

Veja Também

Alegria do Natal 2024 em Silves com muitas iniciativas, até janeiro

De 6 de dezembro a 5 de janeiro a cidade de Silves ganha um brilho …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *