A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto – APEB – inaugura um laboratório de ensaios de betão em Estoi, Faro, no Algarve.
“A nova unidade tem como objetivo fornecer serviços essenciais para garantir a qualidade e sustentabilidade do betão aplicado nas construções, bem como reduzir os custos logísticos de transporte de amostras, oferecendo uma solução mais eficiente para toda a região sul do país” segundo a APEB.
“Equipado para realizar ensaios de resistência à compressão do betão, o laboratório da APEB vem colmatar a escassez de locais para testar a qualidade do betão aplicado no Algarve. Além disso, reforça o compromisso da associação com o cumprimento do Decreto-Lei 90/2021, que tornou obrigatório verificar a resistência à compressão do betão em todas as obras, de forma a garantir a sua segurança e sustentabilidade.”
“O investimento neste novo laboratório no Algarve demonstra o compromisso da APEB não só com os seus associados e clientes, mas também com o cumprimento do Decreto-Lei 90/2021. Ao facilitar o acesso a ensaios de betão acreditados, estamos a contribuir ativamente para a construção de infraestruturas mais seguras e sustentáveis no sul do país”, destaca Jorge Reis, diretor-geral da APEB.
“A nova estrutura beneficia de equipamento devidamente certificado e calibrado, incluindo uma câmara saturada para a cura dos provetes de betão, conforme definido nas normas em vigor. Vem ainda apoiar o crescimento da indústria da construção no Algarve, garantindo o aumento da capacidade de resposta neste território”, acrescenta a APEB.
Sobre a APEB
Criada em Lisboa em 1985, a APEB representa as principais empresas de betão pronto de Portugal, constituindo-se como uma das associações mais relevantes do setor da construção. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das normas e da legislação significativa para o setor e tem dois laboratórios acreditados em Lisboa, além de prestar serviços de formação profissional e de consultoria, e elaborar estudos estatísticos para apoiar as empresas do betão pronto.