Alunos da EB 2.3 do Algoz plantaram uma mini floresta na escola

Numa ação conjunta entre o Rotary Club de Silves, o Agrupamento de Escolas Silves Sul e o Projeto Nativawaky  foi plantada, no dia 8 de novembro, uma Mini Floresta Miyawaki no espaço exterior da Escola Básica do 2º e 3º ciclo do Algoz.

Foto: Agrupamento Escolas Silves Sul

Esta mini floresta será uma sala de aula ao ar livre e o centro para o desenvolvimento de diversas atividades de foco ambiental.

É no âmbito do Projeto “Uma Escola, Uma Floresta”, desenvolvido pela Nativawaky, que surge com o apoio do Rotary Club de Silves e o empenho do Agrupamento de Escolas Silves Sul esta ação local com um impacto global a nível ambiental e social.

Para além da plantação desta mini floresta, diversa em espécies autóctones, foi ainda inaugurado o Laboratório de Biodiversidade. Estes dois espaços serão complementares e vão servir para o desenvolvimento de várias atividades, que terão como alicerces a área de cidadania e desenvolvimento dos jovens e comunidade escolar.

Nesta ação que teve a participação de cerca de 80 voluntários, entre professores, alunos e comunidade local, foram plantadas 330 plantas, sendo 30 de espécies nativas, numa área de plantação com 110m2.

Aos voluntários juntaram-se ainda outros parceiros como a Câmara Municipal de Silves e a União de Freguesias de Algoz e Tunes, com apoio nos trabalhos de logística e preparação do solo, e a Algar com a doação do composto Nutriverde.

Uma vez concluída a plantação, este espaço passará a ser usado como sala de aula ao ar livre, que permite não só o contacto com a natureza, mas também a realização de atividades de sensibilização ambiental e educacionais, entre outras.

Para o Rotary Clube de Silves , esta é uma forma de dar  “um novo enfoque à Proteção Ambiental.”

“Desde há anos que Portugal enfrenta desafios como a seca, a diminuição da fertilidade dos solos e uma diminuição dramática da biodiversidade nos ecossistemas. Se quisermos contribuir para melhorar esta realidade, precisamos de nos concentrar em algo que seja viável para nós, como plantar árvores em espaços públicos. Contamos com Sónia Soares para a implementação de mini florestas nos espaços abertos escolares, com a participação ativa dos professores, dos alunos e da comunidade local” afirma.

Também sobre este projeto a EB 2/3 de Algoz e Agrupamento de Escolas Silves Sul afirma: “Estamos focados em assegurar a preparação dos alunos para as múltiplas exigências da sociedade contemporânea, estimulando a relação entre o aluno e o mundo que o rodeia; refletir sobre estilos de vida sustentáveis e utilizar o conhecimento para a participação de forma crítica na tomada de decisões relacionadas com o efeito das atividades humanas e assim desenvolver atitudes de sociabilidade e responsabilidade ambiental.”

 

Sobre a Nativawaky:

É um projeto nascido em Outubro de 2022, pela sua fundadora Sónia Soares, e que tem como desafio reflorestar Portugal de forma mais biodiversa e densa, obtendo florestas mais resistentes, resilientes e sustentáveis, inspiradas no Método Miyawaki. Em Portugal, é o primeiro projeto a plantar mini florestas Miyawaki no Algarve. A utilização desta metodologia permite ainda a plantação de mini florestas em espaços escolares e meios urbanos, sendo verdadeiros santuários de biodiversidade ou uma sala de aula ao ar livre, com diversos benefícios ambientais, elevado potencial educacional e grande contributo para a saúde da população local.

O que é o Método Miyawaki e qual a sua taxa de sucesso? Desenvolvido pelo professor japonês Akira Miyawaki, este método é simples e reproduz a forma como a natureza funciona. Desta forma, pressupõe a plantação única e exclusivamente de espécies nativas da região onde se quer plantar uma floresta, contribuindo para a preservação e renaturalização do ambiente e das espécies locais. Tem uma taxa de sucesso de 97% para a sobrevivência das plantas, um crescimento em média 10 vezes mais rápido e com uma manutenção mínima, será autossustentável em menos de 36 meses, não precisando mais de água (rega) para continuar a crescer de forma saudável.

 

 

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