A Associação In Loco, com a colaboração da Associação Geoparque Algarvensis e da Escola Profissional de Alte, vem dinamizar mais uma formação de interpretação do património natural e cultural para visitas guiadas, com a marca da Interpret Europe.
Segundo o comunicado da In Loco, esta formação é uma “oportunidade” para “compreender o conceito, a prática e as potencialidades da interpretação do património; mudar a forma de ver o património e de o valorizar através de visitas guiadas; orientar para a produção de experiências transformadoras nos visitantes; e aumentar a capacidade de se valorizar e conservar todo o nosso património.
Esta formação tem por base a realização de atividades práticas no exterior e “utiliza o mais recente conceito de interpretação baseada em valores recentemente desenvolvidos pela Interpret Europe e UNESCO para aplicação em sítios classificados como Património da Humanidade, Geoparques e Reservas da Biosfera”.
No final “proporciona uma certificação europeia, pela Interpret Europe, assim como a integração dos participantes numa grande família europeia de profissionais que usam a interpretação do património com os mesmos objetivos e nos mais diversos contextos.”
A formação destina-se a “guias que pretendem mudar a forma de realizar visitas guiadas, desde o planeamento à implementação, mudando o seu impacto nos locais e na atividade turística; educadores e profissionais de comunicação e a todos “os que pretendem iniciar uma atividade que necessita de comunicar valores do nosso património e promover o território.”
Esta formação decorrerá em Alte, Loulé, e serão realizadas duas ações em diferentes formatos (ao fim de semana e durante a semana) para responder a diferentes disponibilidades.
Será aproveitado o vasto património natural e cultural desta particular aldeia algarvia e de alguns outros locais do concelho de Loulé. Este contexto rico em património proporcionará a realização de diversas atividades práticas no exterior, numa metodologia que alia a prática aos aspetos teóricos, permitindo assim a compreensão da teoria e dos seus principais autores e uma rápida perceção da aplicação da interpretação em visitas ou em atividades com o público.
Serão 40 horas presenciais, às quais acresce um trabalho complementar, com aproximadamente 15 horas.
- Edição 1 – 22 a 24, 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024
- Edição 2 – 25 a 29 de novembro de 2024
A formação tem o custo de 450€ (quatrocentos e cinquenta euros, isento de IVA).
Este valor inclui a formação presencial, seguro, apoio para a realização dos trabalhos complementares e a certificação final.
Os membros da Rota da Dieta Mediterrânica têm 20% de desconto.
As inscrições decorrem até 5 dias antes do início da formação e estão limitadas a 14 participantes por edição. Sugere-se a realização da inscrição tão breve quanto possível. Esta só será válida após o pagamento de 50% (225€) com a inscrição. Os restantes 50% devem ser pagos até ao primeiro dia de formação.
IBAN: PT50 0035 0072 0000 9141 1307 8 (enviar comprovativo de transferência para formação@in-loco.pt com o nome do inscrito)
Inscrição na Formação em