Comemorações do Centenário de Maria Antonieta Barbosa, em Messines

De 14 de novembro a 14 de dezembro, irão decorrer, em São Bartolomeu de Messines, as Comemorações do Centenário do Nascimento de Maria Antonieta Júdice Barbosa, promovidas pela Câmara Municipal de Silves.

Maria Antonieta Júdice Barbosa nasceu em São Bartolomeu de Messines,  no dia 14 de novembro de 1924. A sua obra publicada é vasta: poemas, pequenos contos e novelas, artigos de cariz jornalístico…

A sua morte prematura, com apenas 35 anos, não lhe permitiu desenvolver a sua obra, e o seu único livro, “A Voz e o Sonho”, foi publicado, em 1961, a título póstumo, pelo marido. O seu desaparecimento foi noticiado em diversos órgãos de comunicação social.

Na sua terra natal  realizou-se uma cerimónia de homenagem e foi descerrada uma placa na casa onde nasceu. Em Beja, onde vivia, realizou-se também uma cerimónia de homenagem que, à semelhança do que aconteceu em Messines, reuniu inúmeras personalidades da vida política e inteletual da região.

Na comemoração dos 75 anos do nascimento da poetisa, a Câmara Municipal de Silves reeditou o livro “A Voz e o Sonho”, com coordenação, biografia, ensaio interpretativo e seleção de inéditos de João Vasco Reys.

Programa:

14 de novembro- 11h- Mercado Municipal

Leitura e Música no Mercado Municipal, pelos alunos da EB 2.3 João de Deus; Jardim-Escola João de Deus; utentes do Pólo de Educação ao Longo da Vida, de SB Messines.

23 de novembro- 16h – Casa Museu João de Deus

Abertura de Exposição “Manuscritos e Inéditos”, de Maria Antonieta Júdice Barbosa, na Sala Polivalente da Casa-Museu João de Deus

Maria Antonieta Júdice Barbosa – A poetisa de São Bartolomeu de Messines, Conversa e Leitura de Textos,

14 de dezembro- 11h- Mercado Municipal e Junta de Freguesia de SB Messines

Instalação Artística “Poema Emigrante – Tributo ao Sonho”, Interpretação e trabalho artístico dos alunos da EB 2.3 João de Deus

15h- Casa Museu João de Deus

Lançamento do Livro “Maria Antonieta Júdice Barbosa, 100 anos, Património e Memória”, seguido de Apontamento Musical.

Veja Também

ALDEPA inaugura Presépio Tradicional em Alcantarilha

A ALDEPA – Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Alcantarilha inaugura, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *