Exercícios de emergência em Silves, a TERRA TREME e fica o caos na cidade: caem edifícios, pontes e há acidentes com matérias perigosas

A cidade de Silves vai receber o Posto de Comando Operacional, de âmbito regional, que será instalado para coordenar as operações de emergência e proteção que irão decorrer no dia 5 de novembro, às 11h05, com a participação de 33 entidades e 365 operacionais.

O Comando Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai testar, no próximo dia 5 de novembro, o respetivo Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e Tsunami da Região – PEERST-ALG, a par do exercício nacional de sensibilização, promovido anualmente pela ANEPC, A TERRA TREME, que este ano (12.a edição), coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).

Em Silves, o exercício TERRA TREME irá decorrer na Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, com a comunidade escolar a treinar os 3 gestos de proteção para o caso de sismo – Baixar, Proteger, Aguardar.

Estarão presentes na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues o ministro da Educação, Fernando Alexandre, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, e a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

No âmbito dos exercícios para o risco sísmico e de tsunamis, serão operacionalizados 5 cenários de exercício na cidade de Silves:

Desmoronamento parcial da Antiga Fábrica Metalúrgica – Rua de Trás os Muros – Treino de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Escoramentos e Combate a Incêndios Urbanos, Triagem e Evacuação de Vítimas;

Queda das pontes sobre o rio Arade (traseiras da Fissul) – Treino de Intervenção no plano de água com buscas subaquáticas, salvamentos aquáticos, resgate em águas bravas, triagem e evacuação de vítimas;

Acidentes com Matérias Perigosas nas Piscinas Municipais – Treino de Intervenção em ambiente com substâncias perigosas, com first responders e equipas especializadas HAZMAT, triagem e evacuação de vítimas;

-Comprometimento / inoperacionalidade do Centro de Saúde de Silves – Treino de Instalação de Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) e Posto Médico Avançado (PMA);

Afetação da estrutura municipal de Proteção Civil de Silves – Instalação de Posto de Comando e estruturas de coordenação institucional atrás do Tribunal.

 

Testar a resposta regional

 

O Exercício regional “PROCIVALG_24.2” tem como principal finalidade testar a componente da resposta das estruturas e Agentes de Proteção Civil da Região, no âmbito da Área de Intervenção de Busca, Socorro e Salvamento, do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve – PEERST-ALG (atualmente em processo de revisão), num cenário de evento sísmico e consequente tsunami com impacto significativo no território regional.

Este será o sexto teste setorial ao PEERST-ALG, desde janeiro de 2023, no âmbito do programa anual de exercícios do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve.

Neste teste setorial, o cenário fictício definido simula, às 11h05 deste dia, um sismo de magnitude 8.7 na escala de Richter, com epicentro na falha do banco de Goringe, a 228,6 km WNW de Faro, o que provoca múltiplas ocorrências nos concelhos de Portimão e de Silves, onde será testada a resposta no âmbito da busca e resgate em estruturas colapsada (BREC), salvamento aquático e buscas subaquáticas, combate a incêndios, intervenção em ambientes contaminados por matérias perigosas, desencarceramento de pessoas e animais e escoramento de estruturas. O Exercício será jogado na modalidade de Live Exercise – LIVEX, com mobilização real dos meios e recursos envolvidos nas ações de resposta, com o intuito de promover o treino operacional dos Agentes de Proteção Civil (APC) e Organismos e Entidades de Apoio (OEA).

Paralelamente, serão executados os procedimentos no âmbito da evacuação primária, triagem e operacionalização de um Posto Médico Avançado (PMA), bem como instalação de uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).

A Sala de Operações e Comunicações (SALOC) do CREPC do Algarve, desenvolverá os procedimentos de acionamento do PEERST-ALG e vai testar a ligação entre os diferentes níveis de atuação (Municipal/Regional), em particular com os municípios de Silves e de Portimão, conferindo aos participantes um contexto de treino que permita capacitar os SMPC para a preparação e montagem de Postos de Comando Municipais e de sustentação logística e apoio técnico à direção e comando das operações de emergência e proteção civil.

No contexto do exercício, serão, na sequência de um alerta de tsunami fictício, acionadas as sirenes instaladas na Praia de Rocha e Zona Ribeirinha de Portimão, enquanto sistema de aviso à população e projeto-piloto na Região, promovendo a evacuação das zonas de risco com encaminhamento das pessoas para locais seguros, seguindo a sinalética implementada.

As operações serão dirigidas a partir do Posto de Comando Operacional, de âmbito regional, instalado junto ao tribunal de Silves, que congrega as capacidades de coordenação, comando, controlo e comunicações em plena articulação com as Autoridades Municipais de Proteção Civil e respetivas estruturas de coordenação institucional.

Além da ANEPC, participam neste exercício de larga escala, os Municípios de Portimão e de Silves, o Departamento Marítimo do Sul da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o Centro Distrital de Segurança Social (CDSS), os Corpos de Bombeiros (CB) da Região, a Coordenação Regional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Comando Territorial e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da

Guarda Nacional Republicana (GNR), a Delegação Regional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), as Juntas de Freguesia (JF) dos municípios participantes, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP), os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) da região e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, num total de 33 entidades e 365 operacionais.

Veja Também

Requalificação do acesso à Estação da CP de Silves em concurso público

A Câmara Municipal de Silves informa que se encontra em fase de lançamento de concurso …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *