O Município de Silves aderiu ao projeto Climathon – Maratona pelo Clima, promovido pela associação ambientalista ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
O Climathon “é uma metodologia de consulta, debate e participação pública aberta a todos os cidadãos e a todas as faixas etárias, com o objetivo de envolver a população na responsabilidade ambiental e climática da Câmara Municipal, sem assumir que tenham de saber alguma coisa ou ser especialistas em alterações climáticas.
Durante os encontros serão dinamizados exercícios, maioritariamente em grupo, para desbloquear ideias e conceitos, inicialmente com o objetivo de capacitar, de forma a culminar na criação e apresentação de propostas concretas para serem implementados num futuro próximo por cada um dos executivos municipais.”
Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian será desenvolvido nos municípios de Silves e de Cuba, no Alentejo.
Em Silves haverá três sessões de participação pública, com diferentes temas, no sentido de construir um “município mais resiliente e adaptado às alterações climáticas”.
“São sessões abertas a todos os cidadãos, de todas as idades, que ajudam a perceber melhor o que está em causa, as medidas mais urgentes a tomar e como todos devemos agir”, informa a Câmara Municipal de Silves.
Essas sessões irão ter lugar na Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica de Silves, em três sábados de manhã, das 10h às 13h, com os seguintes temas:
– Dia 26 de outubro – Alterações Climáticas: Qual o nosso papel?
As alterações climáticas são uma realidade e estão a afectar-nos a todos, mas nem todos sabemos as causas e consequências desta crise ambiental que enfrentamos. A primeira sessão tem como objetivo desenvolvermos o nosso conhecimento coletivo com a ajuda de facilitadores e especialistas, para perceber em que áreas podemos fazer a diferença.
-Dia 30 de novembro – Criar Ideias e Soluções : Vamos Pensar o Futuro
A ciência por detrás das alterações climáticas é clara, já as soluções geram muitas discussões. A segunda sessão tem como objetivo co-criar soluções específicas e adaptadas à realidade do município. Com o conhecimento e acompanhamento de facilitadores, criaremos ideias para tornarmos o município mais resiliente!
-Dia 18 de Janeiro – Apresentação à Câmara Municipal: A Nossa Voz em Ação
Com ideias baseadas simultaneamente na ciência e na realidade do município, chega a fase final, torná-las política pública! A terceira sessão tem como objetivo finalizar as ideias e apresentá-las à Câmara Municipal para que juntos, em compromisso, sejam implementadas.
De referir que após as sessões haverá um almoço convívio e atividades opcionais.
Inscrições aqui: climathon.econtigo.pt/
No final desta Maratona pelo Clima, no site do projeto, será possível visualizar um quadro de monitorização, também conhecido como dashboard, para que os cidadãos percebam o ponto de situação da implementação de cada uma das propostas aceites pela Câmara Municipal.