O Consórcio Digital Sul + Ilhas, um projeto pioneiro coordenado pela Universidade NOVA de Lisboa, iniciou em setembro os primeiros cursos de formação para reforço de competências digitais de jovens e adultos de áreas Não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA, com quatro formações na área da Criação de Conteúdos Digitais.
De seguida, a Egas Moniz School of Health & Science, iniciou a 1 de outubro, o curso de “Impressão 3D para a Saúde”, com a participação de mais 200 alunos.
O Consórcio é composto pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS), a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Egas Moniz School of Health & Science.
O projeto, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), oferece cursos de curta duração, gratuitos, lecionados maioritariamente em formato online a jovens e adultos de áreas Não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
As formações podem ser frequentadas de forma autónoma/ microcredenciações – e estão organizadas em cinco grandes áreas de formação: Literacia da Informação Digital, Criação de Conteúdos Digitais, Comunicação Digital e Cidadania, Segurança e Privacidade e Soluções de Base Tecnológica.
Os próximos cursos terão início em outubro e são lecionadas pela Universidade do Algarve e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA.
Para o coordenador do projeto Digital Sul + Ilhas e Subdiretor da NOVA FCT para a área da Inovação e Investigação, Eurico Cabrita, “esta formação vem dar resposta a uma carência já identificada na área das competências digitais em Portugal, num mercado de trabalho que está cada vez mais dependente de ferramentas digitais e Tecnologias de Informação e Comunicação. É uma possibilidade de ter acesso a formação de qualidade, que pode constituir uma forma de reconversão profissional ou de aquisição de conhecimento digital, sem custos para o formando, adaptada às necessidades do mercado”.
As inscrições para as várias formações já se encontram abertas, sendo que podem concorrer jovens e adultos residentes em Portugal que estejam a frequentar ou tenham concluído uma licenciatura em áreas Não CTEAM (como Saúde, Direito, Educação, Relações Internacionais, Comunicação e Jornalismo, entre outras) cumprindo os requisitos cumulativos.
Brevemente, o Consórcio disponibilizará mais formações, oferecendo uma ampla gama de cursos para preparar jovens e adultos para um futuro mais digital e integrado.
Para mais informações e inscrições, visite o site do projeto: https://www.digitalsulmaisilhas.pt/
Fonte: Digital Sul+ Ilhas