Encontra-se já disponível online a Rede de Parceiros Certificados da Via Algarviana, na secção Reservar do site e na aplicação da Via Algarviana.
A criação desta rede pretende dar “resposta ao número crescente de praticantes de caminhada e ciclistas que todos os anos procuram o interior do Algarve.”
Numa primeira fase, a rede reúne 40 empresas e pequenos negócios locais que prestam os seus serviços no território Via Algarviana, nas áreas de alojamento, restauração, transportes, animação turística, comércio local especializado e agências de viagens.
Com o lançamento da rede, o site da Via Algarviana passa a ter uma nova secção, chamada Reservar. Aqui, o utilizador pode escolher o que pretende – alojamento, transporte, comércio local, etc. –, consultar os parceiros disponíveis e, depois, contactá-los diretamente para pedir mais informação ou contratar um serviço. Pode ainda optar por navegar num mapa interativo onde é fácil descobrir quais os parceiros que encontra ao longo do percurso. A consulta através de mapa está também disponível na aplicação da Via Algarviana.
As empresas aderentes passam a poder identificar-se através de um “selo de parceria” da Via Algarviana – uma imagem gráfica que permite aos visitantes reconhecê-los.
Este é apenas “o primeiro passo da Rede de Parceiros Certificados da Via Algarviana.” Nos próximos meses, várias outras empresas passarão a integrá-la, completando e reforçando a oferta em todo o território.
A curto prazo estão previstas sessões de capacitação dirigidas aos parceiros aderentes, com o objetivo de apostar na qualidade da oferta dirigida ao ecoturismo. Irão também decorrer ações de voluntariado ambiental e social, dinamizadas pelos parceiros, que assim assumem um papel ativo na defesa deste território.
As empresas interessadas em aderir à rede podem consultar o site da Via Algarviana para conhecer melhor o projeto e contactar a equipa de gestão da Via Algarviana pelo email viaalgarviana@viaalgarviana.org.
Recorde-se que a Via Algarviana consiste numa rota pedestre que estabelece a ligação entre o Baixo Guadiana e o Cabo de S. Vicente, pelo interior do Algarve. Resulta de uma parceria entre a Associação Almargem, os Algarve Walkers e os municípios, entre os quais o Município de Silves que está inserido nesta Via, com várias propostas de percursos.