Membros do Conselho Executivo da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO realizaram, em agosto, aquela que foi a segunda visita técnica, com o objetivo de verificar o progresso feito no âmbito da candidatura do Geoparque Algarvensis, a submeter no presente ano à UNESCO
Esta visita, que se prolongou por três dias, decorreu no território do aspirante Geoparque Algarvensis, nomeadamente nos concelhos de Loulé, Albufeira e Silves.
No segundo dia de visita ao território Algarvensis, com a presença de Guy Martini membro do Conselho Executivo da Rede Mundial de Geoparks e de Artur Sá, especialista da Cátedra UNESCO de “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”, os participantes nesta deslocação encontraram-se com a comunidade piscatória de Armação de Pêra e com a Associação de Pescadores local, que passou a ser entidade parceira neste projeto.
A delegação foi recebida e acompanhada pelo vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, e pelo presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita, destacando-se a ausência do presidente ou de qualquer outro membro do executivo da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
Seguiu-se uma visita à Lagoa dos Salgados, um verdadeiro hotspot de biodiversidade, onde acontecem vários projectos educativos do Algarvensis. O dia terminou com a visita ao futuro espaço do Ponto de Informação do Geoparque Algarvensis em Silves, inserido no atual Posto de Turismo.
O aspirante Geoparque Algarvensis é uma área territorial com limites bem definidos, que, possuindo um património geológico de grade relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Oficializado em 2019 como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, decorre nesta altura a preparação do dossier de formalização da respetiva candidatura à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.