O EcoParque do Algarve, uma unidade de compostagem situada em São Bartolomeu de Messines e que tem sido alvo de algumas queixas devido aos odores que se fazem sentir na zona, anuncia a instalação de um biofiltro para tratamento dos referidos odores.
Segundo a empresa, “muito recentemente, foi colocado em funcionamento um equipamento com o objetivo de incrementar a capacidade de mitigação de odores, removendo poeiras, absorvendo compostos gasosos e removendo compostos odoríficos. O ar dentro da estufa de compostagem é colocado em subpressão sendo integralmente encaminhado para o biofiltro para tratamento.”
Esta medida visa dar “resposta a sugestões propostas e discutidas na Comissão de Acompanhamento Ambiental, criada em 2020, aquando da inauguração do EcoParque do Algarve que é detido pela empresa BioSmart do Grupo NOV Ambiente & Energia.
A BioSmart, na região do Algarve, garante ainda o tratamento e a valorização das lamas de todas as ETAR urbanas no âmbito de contrato em vigor com a Águas do Algarve.
Do Grupo NOV Ambiente & Energia fazem também parte as empresas Bioenergias e a Treciver. O conjunto das três empresas executam trabalhos diversificados na área do ambiente e energia, sobretudo ligados à gestão e valorização de resíduos, tratamento de águas residuais, sistemas de abastecimentos de águas, eficiência energética, engenharia e serviços eletromecânicos, entre outros.