A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portimão convoca toda as “mulheres e mães” e “os pais, avós, tios, padrinhos e amigos das crianças do Barlavento” para uma manifestação, junto ao Hospital de Portimão, no dia 30 de agosto, pelas 11 horas.
A Comissão de Utentes do SNS protesta contra o encerramento do Bloco de Partos e dos serviços de internamento de Pediatria e de Obstetrícia que têm estado encerrados e que assim continuarão, pelo menos, até ao final do mês de agosto.
No seu comunicado, a Comissão lembra que as mulheres grávidas do Barlavento terão de se deslocar até Faro “para os seus bebés poderem nascer”, percorrendo distâncias entre os 70 km e os 120 km, numa ambulância “se estiver disponível”, correndo “o risco do bebé nascer no caminho, como já aconteceu no dia 19 de agosto, em plena Via do Infante”.
“Bebés a nascerem nas ambulâncias sem meios adequados! Que acontecerá se há uma complicação com o bebé e a mãe? Chegam a tempo ao hospital de Faro já de si sobrelotado? E se uma criança precisa ser internada? Irá para Faro!
E se há um acidente grave com uma criança, não há Pediatras na urgência de “Pediatria” de Portimão! Apenas clínicos gerais, médicos não especializados para atender situações mais graves com as crianças. Serão transferidas para Faro! Mas a ambulância de transporte inter-hospitalar pediátrico não está operacional por falta de médico e enfermeiro!!!”, afirma ainda a Comissão de Utentes de Portimão, que manifesta igualmente a sua “solidariedade” com os profissionais de saúde, “face ao clima de incerteza e insegurança que se está a viver em torno do acesso a estes serviços e perante a falta de medidas”.
“Apenas um serviço em Faro não serve a região, as mulheres e as crianças! Portimão não pode ficar sem o Bloco de Partos e os serviços de Pediatria!” – será o lema para esta manifestação que irá exigir medidas que resolvam esta situação e que se assegure o funcionamento permanente do Bloco de Partos, da Urgência e Internamento de Pediatria e Obstetrícia, no Hospital de Portimão.