Com os dias mais longos e as temperaturas mais altas, é um desafio manter a pele saudável!
Cuidar da pele é essencial, especialmente durante o verão, quando os níveis de radiação ultravioleta (UV) estão mais elevados. Apesar de estimular a produção de vitamina D e melhorar o humor, a exposição solar, ao longo do tempo, pode prejudicar a nossa pele.
Um dos efeitos negativos da exposição prolongada à radiação UV é o envelhecimento precoce da pele, causando rugas e manchas. Outro, ainda menos agradável, é o cancro cutâneo.
O uso de proteção solar, mesmo em dias nublados, bloqueia os raios solares e é um passo muito importante a ter na rotina durante todas as estações do ano. Porém, a maior parte dos danos causados pelo sol ocorre nos meses de verão, sendo a altura do ano em que os cuidados devem ser redobrados.
A escolha de um protetor solar que lhe agrade vai fazer com que o use mais. Aplique uma quantidade suficiente para cobrir a pele descoberta, meia hora antes da exposição solar e reaplique a cada duas horas ou depois de nadar ou suar. O seu protetor solar deve também ter qualidades como ser resistente à água, ter fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior e proteger contra UVA e UVB.
Para proteger o couro cabeludo e as orelhas opte por um chapéu e use roupas que evitem a exposição direta da pele ao sol, de preferência t-shirts com mangas, de cor escura e com malhas mais apertadas. E não esqueça os óculos de sol!
Aproveite o verão, sem descuidar a pele!
Ana Teresa Gonçalves, Farmacêutica
Farmácia Algarve – Messines, onde a sua saúde conta.