Alertas para temperaturas muito elevadas e risco de incêndio rural

Para os próximos dias prevê-se um aumento da temperatura máxima, sendo esperados valores acima dos 30 graus na generalidade do território nacional, e temperaturas entre os 35 e os 38 graus no interior das regiões Centro e Sul.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que estes valores de temperatura se devem a uma “crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica que dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental”.

Está igualmente previsto um aumento da temperatura mínima, aguardando-se valores entre os 20 e os 22 graus na Beira Baixa, Alto Alentejo e sotavento Algarvio, na quinta e sexta-feira. No fim de semana, poderá haver uma pequena descida da temperatura, mas os “valores da máxima deverão ainda persistir nos dias seguintes”.

 

Estas condições meteorológicas, associadas a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão num aumento significativo do perigo de incêndio rural, especialmente em concelhos do interior norte, centro e sul, pelo que estão ativas as restrições ao uso do fogo e das atividades permitidas, neste contexto de perigo.

Face a esta previsão, também a Direção-Geral da Saúde (DGS) relembra as indicações habituais para esta situação, nomeadamente a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, aconselhando a população a procurar ambientes frescos ou arejados, evitando atividades ao ar livre, aumentando a ingestão de água ou sumos de fruta.

Veja Também

Encerramento das comemorações do 25 de abril em Silves homenageia os que “Pela Liberdade Lutaram e Sonharam”

A inauguração do Memorial “Pela Liberdade Sonharam e Lutaram”, em memória dos presos políticos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *