Inaugurada Ciclovia/Ecovia de Armação de Pêra

O troço de Armação de Pêra, da Ciclovia/Ecovia do Litoral Sul foi inaugurado formalmente na tarde de 10 de maio, com a presença de algumas dezenas de pessoas.

O “andamento” para a comitiva que reuniu autarcas, representantes de associações, entidades e instituições, comunicação social e populares foi dado pelos músicos da Sociedade Filarmónica Silvense, o quarteto XelbinSax, presença já habitual nestas cerimónias. Com os músicos à frente, fez-se o percurso entre a Lota de Armação de Pêra, junto à Praia dos Pescadores, até à entrada da ciclovia/ecovia, vulgo “passadiço”.

De entre as várias presenças, destacava-se a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acompanhada pelos vereadores do Executivo Permanente, Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo, além do vereador Luís Guerreiro. A presidente da Assembleia Municipal de Silves, Sofia Belchior, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, o presidente da Junta de Silves, Tito Coelho, o presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita e  representantes da Junta de Freguesia de Messines, Carla Cruz e Rui Caetano, também estiveram presentes. A nível institucional, destacam-se as presenças de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve e de Castelão Rodrigues, diretor regional do ICNF.

Após o descerramento da placa, fez a primeira intervenção o presidente da CCDR Algarve. Este destacou a importância da inauguração deste troço da Ciclovia/Ecovia do Litoral Sul, referindo que este se integra num projeto mais ambicioso, que visa concretizar 250 km de passadiço, ao longo de toda a região algarvia, estando concluídos cerca de 1/3 do total.

José Apolinário destacou a importância deste projeto, não só a nível ambiental e turístico, como também económico, ao movimentar centenas de pessoas.

A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, também destacou a importância desta obra para a vila de Armação de Pêra e para o concelho em geral, considerando que a mesma vem ainda dar mais visibilidade a projetos que se encontram a decorrer em Armação de Pêra, como o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. Um projeto que, recorde-se, teve projeção internacional ao ser apresentado na Conferência Mundial do Clima, realizada no ano passado no Dubai.

Terminadas estas curtas intervenções, seguiu-se uma visita ao passadiço, percorrendo a ponte de 225 metros que atravessa a Ribeira de Alcantarilha, e continuando em direção à Lagoa dos Salgados, onde este troço faz a ligação ao passadiço que vem do concelho de Albufeira.  E claro, houve muitas fotografias, em ambiente de festa.

 

A obra

 

Este passadiço, construído pela Câmara Municipal de Silves, tem uma extensão de 3,4km. Inicia-se na ponta nascente da malha urbana de Armação de Pêra (junto ao antigo Campo das Gaivotas, nas traseiras do empreendimento Bayline), atravessa a Ribeira de Alcantarilha, e estende-se por um troço rural-natural, paralelo ao cordão de dunas da Praia Grande, até ao concelho de Albufeira.

 

A obra, que representa um investimento de 1,6 milhões de euros, apoiados por fundos comunitários, integra a operação Ciclovia / Ecovia do Litoral Sul e o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).

No entanto, esta é apenas a 1ª fase da obra, uma vez que o projeto prevê a execução de uma 2ª fase, que ligará o Holiday In Hotel ao Barranco do Vale do Olival, o limite do concelho de Silves. Esta obra será efetuada através de um 2.º concurso público, cujo projeto de execução se encontra elaborado e aprovado interna e externamente. A intervenção neste troço urbano abrange a remodelação das infraestruturas existentes, passeio, ciclovia e estacionamento, de acordo com as informações divulgadas pela Câmara Municipal de Silves.

A nível regional, saliente-se que a Ciclovia/Ecovia do Litoral Sul é uma das três que estão previstas para o Algarve, sendo as outras a Ecovia/Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/Ciclovia da Rota do Guadina, para as quais o Programa Operacional CRESC Algarve 2020 tinha previsto um investimento de cerca de 6 milhões de euros e uma contribuição do FEDER de 4, 4 milhões de euros.

 

 

Veja Também

Abastecimento de água condicionado, em todo o concelho de Silves

O abastecimento de água pode ser afetado entre as 10h do dia 15 de janeiro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *