Mercado Municipal de Messines reaberto, após a requalificação

Decorreu hoje de manhã, dia 28 de março de 2024, a cerimónia de inauguração do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines, após as obras de requalificação que englobaram o interior e o exterior do mercado.

Carla Benedito, Rosa Palma e Aquiles Marreiros intervieram na cerimónia (da direita para a esquerda)
Carla Benedito, Rosa Palma e Aquiles Marreiros intervieram na cerimónia (da direita para a esquerda)

 

A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acompanhada pelos membros do executivo permanente, Luísa Conduto Luís, Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo. Estiveram também presentes o vereador não permanente Luís Guerreiro, a presidente da Assembleia Municipal, Ana Sofia Belchior, os presidentes das juntas de freguesia de São Bartolomeu de Messines e Silves, Carla Benedito e Tito Coelho, respetivamente, bem como o representante da União de Freguesias de Algoz e Tunes, Arnaldo Guerreiro. Além dos autarcas, estiveram presentes Aquiles Marreiros, vogal executivo da Comissão Diretiva do Algarve 2030, bem como representantes de diversas entidades, nomeadamente da Associação Vicentina, GNR de Messines, Bombeiros de Messines e um vasto número de populares.

Destaca-se também a presença e atuação do Clube da Batucada, da Casa do Povo de Messines, que animou o momento da inauguração, ocorrido num oportuno momento em que a chuva deu tréguas.

Um vasto número de populares esteve presente na inauguração

Na primeira intervenção, a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, agradeceu à Câmara Municipal de Silves esta intervenção realizada no mercado da vila, salientando que os messinenses “estavam desejosos” de assistir a esta reabertura, após dois anos em que as obras decorreram. A presidente Carla Benedito elogiou o trabalho realizado e o investimento da autarquia no melhoramento de uma infraestrutura que ainda ocupa um lugar central na vida diária da população.

Interveio de seguida Aquiles Marreiros, que se referiu à grandeza de uma obra desta natureza, na qual foi investida uma verba de 1,7 milhões de euros, cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 em 680 mil de euros e com financiamento do Banco Europeu de Investimento. Aquiles Marreiros elogiou também o Município de Silves que classificou como um “excelente executante” no que respeita quer ao número de candidaturas apresentadas a fundos comunitários, quer à sua execução, “com qualidade”.

O interior do mercado, também com uma exposição fotográfica

 

Encerrou a cerimónia a presidente Rosa Palma que agradeceu as palavras do representante do Algarve 2030, confirmando que a autarquia de Silves tem feito um esforço para aproveitar e rentabilizar os fundos disponíveis, como são exemplo as obras de reabilitação dos mercados de Silves e de São Bartolomeu de Messines, estando agora a trabalhar nos projetos de reabilitação dos mercados de Armação de Pêra e de Pêra.

A presidente deixou ainda a ideia que, apesar do muito trabalho feito, há sempre muito mais por fazer, e incentivou à participação da população nas reuniões e fóruns públicos, para que contribuam com ideias e sugestões e mesmo com críticas, que devem ser feitas pessoalmente, aos membros do próprio executivo “que somos pessoas muito acessíveis”, disse. Lembrou também que o Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines está inserido na Rede Regional de Mercados Locais, dinamizada pela associação Vicentina, que pretende revitalizar o comércio, produtos e produtores locais, com a realização de diversas ações de dinamização destes espaços que visam também a sensibilização para a importância do consumir local.

Terminado este momento de cerimónia e após as fotos de ocasião, seguiu-se uma visita ao interior e exterior do mercado.

As bancas foram requalificadas

 

No interior o mercado foi totalmente intervencionado, com obras nas infraestruturas, tais como remodelação das redes de água, saneamento, telecomunicações, instalação elétrica, telhado e pintura. As bancas foram substituídas e criou-se também um pequeno espaço de descanso.  Foram também criados e instaladas umas bancas em madeira, para exposição dos trabalhos de artesãos locais.

Espaço para artesãos locais, na foto Atelier Dois LL

Na inauguração, o espaço central estava parcialmente ocupado com uma exposição fotográfica referente ao 25 de Abril de 1974, fazendo assim a ligação com a comemoração dos 50 anos do 25 de abril, efeméride que estava também assinalada na entrada do Mercado.

No geral, esta intervenção teve em conta a salvaguarda da traça arquitetónica do edifício, mas também a preocupação de introduzir elementos contemporâneos, com o objetivo de responder às novas exigências legais nos campos da higiene, segurança, mobilidade e à necessidade de modernização das condições de trabalho, adicionando novas valências.

Requalificadas e melhoradas as bancas da venda de peixe

No exterior, as obras compreenderam a remodelação das lojas, bem como a requalificação das ruas envolventes, com a pedonalização e requalificação das ruas Dr. José Ventura Duarte e José Rodrigues Martins, com acesso automóvel apenas para cargas e descargas. Foram também plantadas algumas árvores e instalado algum mobiliário urbano.

A foto de conjunto, “para a posteridade”

Veja Também

Requalificação do acesso à Estação da CP de Silves em concurso público

A Câmara Municipal de Silves informa que se encontra em fase de lançamento de concurso …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *