A AD- Aliança Democrática diz que o “aumento do preço de água é castigo aos algarvios”.
No seu comunicado, a AD refere que os algarvios foram “surpreendidos com o anúncio, por parte de António Pina, socialista Presidente da AMAL, de que os algarvios sofrerão um aumento do preço da água entre os 15 e os 50%, a partir do segundo escalão de consumo”, o que “abarca a maioria das famílias e empresas da região”.
Sendo esta “uma das medidas que foi determinada pelo Ministério do Ambiente, a par de outras 45 cujo desenho ainda se desconhece, com o propósito de combater a falta de água na região.”
Miguel Pinto Luz, cabeça de lista pelo Algarve, da Aliança Democrática, é claro “ esta é a solução de quem nada fez durante oito anos de governo, penalizar as pessoas e as famílias que nenhuma culpa têm disto. As pessoas que paguem, ponto final. Nós somos contra isso. É uma irresponsabilidade não se ter avançado com medidas como a barragem da Foupana, a ligação ao Pomarão ou a Alqueva, a redução das brutais perdas dos sistemas, por exemplo. Choveu menos e ninguém fez nada para se adaptar.”
Miguel Pinto Luz assume que “o drama é que não há nenhuma solução que esteja pronta amanhã, mas nós vamos ter uma política integrada, urgente, de gestão de água, para resolvermos o problema para os próximos 20 anos, faça chuva ou faça sol. “