Capela de São José, em Alcantarilha, pode ser visitada

A exposição sobre Torquato da Luz que esteve recentemente exposta nesta Capela, foi uma oportunidade para muitos dos presentes a visitarem pela primeira vez e conhecerem a sua história:

Na inauguração da exposição de Torquato da Luz

«As fundações da Capela de São José remontam aos finais do séc. XVI. Foi provavelmente uma antiga sinagoga (séc. XVII), do tempo anterior ao grande terramoto de 1775, comprovado por vestígios arqueológicos, escavações e pela pedra da porta de entrada, datada de 1749.

No século XVI deu-se o estabelecimento das comunidades judaicas em Portugal, nomeadamente no Algarve, em Tavira, Faro, Silves e posteriormente em Lagos, Alvor, Portimão e Loulé.

No século XVII, em 1683, dá-se a elevação de Alcantarilha a Freguesia pelo Sr. Bispo do Algarve, D. José de Menezes, fazendo ainda parte do concelho de Albufeira.

No século XVIII, após o grande terramoto de 1775, por volta do ano de 1760 foi convertida em habitação e no início do século XX num estábulo para animais.

As obras de recuperação decorreram entre 2021 e 2022 e resultaram na construção da Capela de São José. Capela privada, propriedade da Família Barreto.

Na Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco consagrou 2021 como o Ano Internacional de São José, Padroeiro da Igreja Católica.

São José é lembrado como Pai acolhedor, trabalhador, humilde e benfeitor.

No altar temos madeira original da habitação de finais do século XVIII, o chão é em pedra rústica do final do século XVII e o teto em tijolo burro terracota do Algarve.

Nos arcos surgem 3 painéis de azulejaria portuguesa pintada à mão pelo Mestre João Fernandes. O primeiro evoca a Família, o segundo a Educação e o terceiro o Trabalho.

Os vitrais foram realizados pelo Mestre Ferreira. A Norte temos São José e o menino Jesus com o lírio branco, símbolo da paz, e a Sul, a luz e as 7 chagas de Cristo, símbolo do sacrifício.

Sejam bem-vindos e que o exemplo de São José permaneça como convite à reflexão.

 

Nuno Barreto»

Nota: Este texto reproduz a informação que se encontra exposta no interior da Capela.

Acrescente-se que a Capela de São José, localizada na Rua Torquato da Luz ( anterior Rua de Trás) nº 9, em Alcantarilha, pode ser visitada nos dias feriados, das 15h às 17h.

Veja Também

Dia do Guia-Intérprete é comemorado em Silves

O Dia Internacional do Guia- Intérprete, que se assinala a 21 de fevereiro, será comemorado …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *