Jornalista e poeta Torquato da Luz homenageado em Alcantarilha

O jornalista e poeta Torquato da Luz foi homenageado em Alcantarilha, sua terra natal, no dia 26 de novembro, no dia em que completaria 80 anos.

A homenagem teve o seu primeiro momento, com o descerramento de uma placa toponímica numa das ruas de Alcantarilha. Foi Carlos Patrício, presidente da Direção da ALDEPA – Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Alcantarilha, a entidade organizadora da homenagem, quem fez a primeira intervenção, chamando a atenção para o significado desta data e para a dimensão do homenageado.

Na cerimónia, com a presença da vice-presidente da Câmara de Silves, Luísa Conduto Luís e vereadores Tiago Raposo e Maxime Sousa Bispo, Carlos Patrício, presidente da Aldepa, Roberto Cabrita, presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e Maria João, filha do homenageado, entre outros

Maria João da Luz, filha do jornalista alcantarilhense, destacou o facto do pai ter tido “sempre presente a causa do Algarve” nas suas obras, nas quais se referia frequentemente ao Algarve, a Alcantarilha e a Silves. Deixando um agradecimento “sentido” à ALDEPA e também à Câmara Municipal de Silves e União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, entidades que apoiaram esta iniciativa, considerou ser “muito bonito quando se consegue fazer memória” e quando se sabe “reconhecer os filhos da terra que, cada um com o seu contributo, vão deixando a sua marca”.

Momento da intervenção da filha de Torquato da Luz

Seguiu-se a intervenção do presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita, que concordou que esta é uma terra “com muita gente capaz e válida” sendo necessário continuar a prestar esse reconhecimento.

A encerrar este momento, tomou a palavra a vice-presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, que começou por agradecer à ALDEPA esta iniciativa, considerando que a “toponímia é uma forma de homenagear os da nossa terra”  e “uma forma de promover e perpetuar essa memória”.

Uma memória que nesta tarde se fez também sentir na presença das dezenas de pessoas, familiares, amigos e demais população que estiveram presentes.

Descerrada a placa toponímica, seguiu-se um pouco pela rua abaixo, até à Capela de São José, na qual se encontrava uma exposição, com algumas das pinturas de Torquato da Luz. A exposição incluía também uma mostra dos livros do autor alcantarilhense e exemplares de vários jornais em que trabalhou e colaborou.

De referir que esta capela, na Rua de Trás, é pertença da Família Barreto que graciosamente a cedeu para este efeito, tal como foi dito nos agradecimentos públicos.

No pátio contíguo teve lugar o terceiro momento desta cerimónia, com a leitura de alguns poemas de Torquato da Luz, primeiro por Hélia Coelho, técnica da Câmara Municipal de Silves e depois por Manuel José Rodrigues, da Direção da ALDEPA e amigo de longa data do homenageado. De seguida, ouviu-se uma música de Carlos Paredes, músico admirado por Torquato da Luz, interpretada por Bernardo Couto, genro do homenageado.

Um momento com a poesia de Torquato da Luz, por Manuel Rodrigues

A cerimónia foi concluída no cemitério local, junto à campa de Torquato da Luz, na qual foram depositadas duas coroas de flores, da ALDEPA e da Câmara Municipal de Silves.

 

Torquato da Luz

Torquato da Luz (1943-2013) foi jornalista e poeta. Colaborou no “Diário de Lisboa” e  no jornal “A Capital”, tendo sido diretor do “Jornal Novo” e de “A Tarde”, e do Canal 2 da RTP.

Lançou a sua primeira obra em 1963, e publicou onze livros de poesia, tendo sido igualmente integrado em várias antologias. Mantinha um weblog, Ofício Diário, onde publicava textos de poesia e fotografias suas.

 

Veja Também

Dormir melhor para engravidar? A ciência diz que sim!

O sono tem sido cada vez mais estudado pela ciência devido à sua importância para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *