As XIV Jornadas da Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG), com o tema “Regadio 2023” irão decorrer nos dias 11 e 12 de dezembro, em Alcantarilha, no Amendoeira Golfe Resort.
A sessão de abertura contará com as presenças de José Núncio, presidente da FENAREG e de Luísa Conduto Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Silves.
A primeira intervenção, com o tema “Apresentação do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão”, será feita por João Garcia, presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, entidade que colabora na organização destas Jornadas.
A escassez de água que o Algarve enfrenta, com as suas reservas hídricas em níveis extremamente baixos, será o tema em destaque nestas Jornadas. Nesse sentido, a FENAREG pretende apresentar “uma proposta de medidas do sector agrícola para o Pacto Regional da Água, que envolve também os sectores urbano e do turismo, com o objetivo de reduzir os volumes de água utilizados, aumentando a eficiência na utilização, melhorar os serviços de fornecimento de água, melhorar a eficácia do planeamento, organização e gestão e procurar novas origens de água no Algarve”.
A FENAREG irá também apresentar uma proposta de revisão do Regime Jurídico dos Aproveitamentos Hidroagrícolas.
Os problemas do regadio em tempos de escassez e as soluções que podem ser encontradas, serão o tema da mesa redonda destas Jornadas que contarão também com a presença de Gonçalo Rodrigues, secretário de Estado da Agricultura, na sessão de encerramento.
O encontro termina com uma visita ao Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão.
O programa das Jornadas pode ser consultado aqui: Programa Jornadas FENAREG