Câmara Municipal adquiriu imóveis em Silves e Messines

A Câmara Municipal de Silves adquiriu recentemente dois imóveis, uma casa em São Bartolomeu de Messines e um espaço comercial em Silves, onde esteve a funcionar o antigo BES (Banco Espírito Santo).

O referido espaço comercial, localizado num edifício na Praça Al-Mutamid, foi adquirido por 175 mil euros, tendo a sua compra sido votada por unanimidade na reunião camarária que decorreu no dia 26 de outubro.

Segundo o Terra Ruiva apurou, neste espaço irão funcionar os serviços de ação social da Câmara de Silves.

(Foto de arquivo)

 

Sem finalidade ainda definida encontra-se o outro imóvel, a casa natal da poetisa Antonieta Júdice Barbosa, situada em São Bartolomeu de Messines.

A aquisição foi votada por unanimidade, pelo valor de 40 mil euros, conforme consta da deliberação da reunião de Câmara do dia 11 de setembro.

Esta casa, localizada no centro da vila, junto à Igreja Matriz, encontra-se há muitos anos abandonada e em progressiva degradação. Na sua fachada consta a indicação de que aqui nasceu Maria Antonieta Júdice Nunes Barbosa, em 14 de novembro de 1924, que faleceu prematuramente, aos 35 anos, durante o parto do seu segundo filho, quando já era uma poetisa de mérito reconhecida a nível nacional. O seu único livro, “A Voz e o Sonho” foi editado postumamente em 1961.

No ano seguinte ao seu falecimento, Messines homenageou-a, descerrando a placa na casa onde nasceu e deu o seu nome a uma das ruas da Vila. No ano em que completaria 75 anos, a Câmara Municipal de Silves desafiou o historiador e escritor João Vasco Reis para realizar um trabalho de investigação e estudo sobre a vida e obra da poetisa messinense. O resultado desse trabalho foi dado a conhecer através do livro “A Voz e o Sonho…. e outros escritos”, publicado em 1999.

 

Veja Também

Município de Silves concluiu arruamento nos Miões, na freguesia de Messines

O Município de Silves concluiu recentemente obra de requalificação de arruamento no sítio dos Miões, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *