Há no Algarve uma pequena equipa de desporto motorizado que acabou de se sagrar Campeã Europeia de Corridas de Resistência. Fundada em 2010 por Stewart e Samantha Cox, a Algarve Pro Racing Team ou APR tem a sua sede na Tavagueira, no concelho de Albufeira e conta na sua fileira com gente portuguesa e de outras origens para vencer as corridas que disputa no universo das corridas de resistência por todo o mundo.
Da Ásia à Europa, sem esquecer os Estados Unidos da América, a APR tem levado a bandeira de Portugal e o nome “Algarve” aos lugares mais altos do pódio. No seu palmarés constam dois Campeonatos e dois vice-campeonatos da Ásia, vitórias em corridas no campeonato norte-americano (IMSA), para além de algumas participações nas 24 Horas de Le Mans, a maior prova de automobilismo do mundo, onde se destacam as vitórias conseguidas na prova em 2022 e 2023 numa categoria extremamente competitiva (LMP2 Pro/Am, uma classe que mistura pilotos profissionais com pilotos amadores na partilha do carro). Essa proeza fez com que a bandeira portuguesa fosse hasteada bem alta e o nosso hino, a Portuguesa, ecoasse pela primeira vez no ano passado em Le Mans, repetindo a proeza em Junho deste ano. Notável!
Poderá pensar-se que perante este palmarés a conquista da European Le Mans Series (ELMS), como é designado o Campeonato Europeu de Resistência, fosse algo fácil. Absolutamente errado. A categoria na qual a Algarve Pro Racing corre é a categoria de topo na ELMS e conta com uma mescla de jovens pilotos muito rápidos e pilotos já maduros com anos de competição e vitórias. As equipas participantes são muito boas com engenheiros, técnicos e mecânicos excelentes. É por isso um campeonato extremamente competitivo e apesar dos pergaminhos da Algarve Pro Racing noutras paragens, na ELMS a equipa ainda não tinha conseguido vencer qualquer corrida até 2023, mas isso mudou e, finalmente, o sabor da conquista foi alcançado e no Autódromo Internacional do Algarve a APR sagrou-se campeã. Bravo!
Uma recompensa por todo o trabalho árduo. No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Apesar da presença da palavra “Algarve” no nome oficial da equipa e desta competir com a bandeira portuguesa, quando olhamos para os carros da APR é confrangedor constatar a evidente falta de apoio e o desinteresse por parte de empresas portuguesas e entidades oficiais.
Uma equipa portuguesa – que escolheu Portugal e o Algarve para se fixar (quando facilmente poderia estar em Inglaterra cujo mercado é enorme) -, emprega portugueses, está presente em campeonatos internacionais de renome, com resultados e troféus que confirmam o seu mérito, e o único patrocínio que se identifica é o do restaurante “Evaristo” que, soube-se há dias, foi totalmente destruído num incêndio.
O campeonato que a APR agora venceu tem um alcance de transmissões de cerca de 9 milhões de pessoas (televisão e streaming), conta com uma comunidade de fãs nas redes sociais próximo das 300 mil pessoas e o potencial acumulado de leitores de artigos de imprensa do Campeonato Europeu de Resistência é superior a 170 milhões! Para além disso, a ELMS tem por hábito terminar o ano no Autódromo Internacional do Algarve que serve de palco para a grande festa de fecho de temporada e a edição de 2024 já foi confirmada a 19 de outubro. Se isso, por si só, não basta, deixo-lhe estes dados: na última edição das 24 Horas de Le Mans, em junho passado, estiveram presentes mais de 325 mil pessoas e a audiência televisiva, por 196 países, ascendeu a 113 milhões de espectadores!
Ora, perante isto, questiono-me onde estão as empresas algarvias exportadoras? Como por exemplo as empresas produtoras de vinho que poderiam associar-se ao glamour das corridas e dar a conhecer os seus produtos aos quatro cantos do mundo? Ou as tecnológicas, que poderiam conectar-se a um universo extremamente competitivo e tecnológico? Ou até a Região de Turismo do Algarve que tem aqui uma excelente oportunidade para promover o Algarve além fronteiras, por exemplo através de uma decoração nos carros da APR inspirada na nossa região? E porque não uma decoração a remeter para os citrinos algarvios? O marketing também passa pelas corridas, veja-se o caso da Red Bull que concebeu, com muito sucesso, toda uma estratégia de reconhecimento de marca e de interação com os seus potenciais clientes assente no desporto motorizado.
Parabéns à campeã Algarve Pro Racing Team que, apesar do desinteresse que graça por cá em termos de apoios e patrocínios, leva a bandeira de todo um país e o nome de uma região para onde quer que vá, ganhando o respeito dos adversários e conquistando o seu espaço na história do desporto motorizado. Votos de muito sucesso desportivo. Felicitações Campeões!