O livro “Kalasha”, de Ana Abrão vai ser apresentado no dia 21 de outubro, pelas 17h, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, em São Bartolomeu de Messines.
Nesta obra, que propõe uma “verdadeira imersão no coração de uma cultura rica e fascinante” encontra-se “uma partilha de fotografias e histórias que nos transportam para as manifestações culturais e experiências pessoais da autora durante dois meses de convivência com a minoria animista do Paquistão”.
A autora, Ana Abrão é uma luso-brasileira que reside há 23 anos em Portugal. No seu percurso profissional passou da psicologia para a fotografia profissional e, mais recentemente, dedicou-se integralmente a projetos independentes de fotografia documental e escrita.
É uma premiada fotógrafa internacional, com reconhecimento “Excellence” pela Photographic Society of America (PSA) e “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art (FIAP). É representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora da comunidade de fotógrafos Olhares.com.
Além de autora do livro “Kalasha”, é também autora do livro “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”.
A sua exposição de fotografias “Outros Mundos”, patrocinada pela Fundação Oriente, de Lisboa, está itinerante por diversas galerias do país.
A apresentação deste livro está inserida no 1º Ciclo de Fotografia que a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense tem a decorrer durante todo o mês de outubro.
De acordo com a programação ainda se seguem as seguintes iniciativas:
Dia 22, 10h Apresentação de Livro “Não quero morrer aqui e outras histórias de esperança”, do Fotógrafo Carlos Filipe
Dia 22, 15h – Workshop de fotografia para crianças (idade mínima 8 anos), com Inês Cabrita
Dia 27 / 21h, Tertúlia com os fotógrafos Carlos Filipe e João Ribeiro
Dia 28/ 10h – Passeio Fotográfico: “Pelos Caminhos da Laranja”– Visita a Frutas Lurdes – Laranjal e Fábrica da Laranja:
Aproveitando o ex-líbris local, pretende criar a experiência de fotografar um laranjal no outono. Percorrendo os caminhos da Rota da Laranja, promoverá essa mesma rota, bem como o concelho de Silves. Ao mesmo tempo permitirá aos participantes capturarem a natureza e a paisagem outonal, praticando fotografia na vertente de Fotografia de Natureza.
Esta tipologia de fotografia capta fenómenos ou agentes naturais, dos quais são exemplo as plantas e frutos presentes na Rota da Laranja, bem como animais e paisagens.
Qualquer pessoa poderá participar, mediante inscrição, desde que munida de uma máquina fotográfica, quer seja profissional ou a do telemóvel. Para inscrição na atividade: sociedademessines@gmail.com
De referir que esta iniciativa da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense tem o apoio da Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de SB Messines e Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.