A importância das árvores em meio urbano será o tema principal da tertúlia que irá acontecer no dia 20 de outubro, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Silves.
A tertúlia é organizada pela Associação Grupo dos Amigos de Silves e será dinamizada pelo arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes.
Esta iniciativa pretende promover a discussão sobre a importância das árvores em meio urbano ao longo do tempo e sobretudo na atualidade, para amenizarem os efeitos das alterações climáticas e dará especial atenção aos “polémicos cortes, efetuados pelas autarquias”.
“Se as árvores e a vegetação em geral são elementos fundamentais para a amenidade dos meios urbanos, no Algarve são-no ainda mais, pelas suas características climatéricas. No entanto, sucedem-se, um pouco por toda a parte na região, os atos de maus-tratos e vandalismo, frequentemente camarário, contra árvores, arbustos e até folhas de alface, deixando transparecer uma aversão seminal. Onde mais precisamos, e num tempo em que porventura mais precisamos, face ao ciclo de alterações climáticas em curso, porquê este sentimento contra a vegetação em meio urbano?”- questiona a organização.
Uma questão que será respondida com a intervenção de Gonçalo Duarte Gomes, arquiteto paisagista, com experiência em várias áreas de atuação profissional. Desempenhou vários cargos em estruturas associativas de ambiente nacionais e regionais, é investigador do CHAIA/ Universidade Évora e orador e moderador em eventos nacionais e internacionais. Colaborador regular na imprensa, com artigos de investigação e divulgação publicados em vários países, é autor do livro “A doce melodia de um coro de mudos”, publicado pela Sul, Sol e Sal.”