Mais de 550 participantes debateram em Silves o sector social

O Algarve Social Development Summit, encontro que decorreu nos dias 12 e 13 de outubro, em Silves, contou com mais de 550 participantes e 70 oradores, nacionais e internacionais, superando todas as expetativas da organização.

Este evento, organizado pela Amigos dos Pequeninos IPSS, com o apoio do ABCoLAB e da Subcomissão do SNIPI do Algarve, teve como principal objetivo “fomentar a discussão e partilha de temas relevantes relacionados com o setor social.”

O Algarve Social Development Summit contemplou uma variedade de tópicos, incluindo Inclusão, Envelhecimento Ativo, Projetos Sociais Inovadores, Boas Práticas de Gestão Social e os Encontros do SNIPI.

Juan Correia, presidente da Direção da Amigos dos Pequeninos IPSS e líder da Comissão Organizadora do Algarve Social Development Summit afirmou: “O evento superou todas as expectativas em termos de participação. É um privilégio reunir mais de 500 pessoas em Silves para debater temas tão importantes para o sector social, tanto a nível regional como nacional.”

A sessão de abertura contou com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão; de Luísa Conduto Luís, vice-presidente do Município de Silves; de Brandão Pires, secretário da Associação de Municípios do Algarve; de Margarida Flores, diretora do Centro Distrital da Segurança Social do Algarve; e de Alexandre Lima, delegado Regional da Educação.

No primeiro dia do evento, tiveram lugar os Encontros do SNIPI, organizados com o apoio da Subcomissão do SNIPI do Algarve, que contaram com diversos oradores, como Maria Inês Amaro, presidente da Comissão de Coordenação Nacional do SNIPI, e  Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Além disso, foram apresentados projetos sociais inovadores e boas práticas de gestão social, incluindo a apresentação do projeto UTOPIA pela Direção da Amigos dos Pequeninos, que visa criar respostas de saúde mental inovadoras na região.

No segundo dia do evento, a discussão centrou-se na temática da inclusão, com a presença de Sofia Santos, que abordou a disrupção na inclusão, e da sexóloga Vânia Beliz, que discutiu a diversidade na sexualidade, entre outros palestrantes.

A secção sobre envelhecimento ativo, organizada com o apoio do ABCoLAB, contou com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, incluindo Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável.

Juan Correia enfatizou: “Falou-se de temas absolutamente estruturantes para a região, e a sensação geral é de que são necessárias mais iniciativas desta natureza, o que também é demonstrado pela fantástica adesão que tivemos. Já fomos desafiados a realizar uma nova edição em 2025.”

“Este encontro foi uma demonstração vívida do compromisso contínuo das partes envolvidas em abordar questões sociais e promover o desenvolvimento da região do Algarve, demonstrando o poder da colaboração e do envolvimento da comunidade.”

O evento contou com a colaboração do Município de Silves e do Lions Clube de Silves.

Veja Também

Cientistas desvendam mecanismo de envelhecimento do coração que pode potenciar o aparecimento de doenças cardiovasculares

Um estudo conduzido por uma equipa de investigação internacional, em colaboração com a Universidade de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *