A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou o Relatório de Sinistralidade e Fiscalização Rodoviária, relativo ao primeiro trimestre de 2023.
O documento revela que, durante este período, registaram-se menos acidentes, menos vítimas mortais e menos feridos leves face ao mesmo período de 2019. Ainda assim, no Continente e Regiões Autónomas, de janeiro a março de 2023, registaram-se 7.909 acidentes com vítimas ( -512); 106 vítimas mortais, ( -14); 541 feridos graves ( +8 ) e 194 feridos leves ( -867).
No que se refere ao concelho de Silves, registaram-se 2 vítimas mortais, em resultado de uma colisão no IC 1 e um despiste na EN 264, acidente que fez ainda 2 feridos ligeiros.
O relatório indica ainda que as colisões corresponderam a 53,5% dos acidentes, e que mais de metade das vítimas mortais registou-se na sequência de acidentes ocorridos fora das localidades, tendo a maioria dos acidentes ocorrido em arruamentos.
Os condutores representam a maioria das vítimas mortais em acidentes durante o período em análise, e o automóvel ligeiro foi o principal tipo de veículo envolvido em acidentes.
Relativamente às infrações registadas no primeiro trimestre de 2023, verificou-se que a maioria (65,1%) foi referente ao excesso de velocidade.