O 1º Ciclo de Fotografia organizado pela Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, a decorrer em São Bartolomeu de Messines durante todo o mês de outubro, tem início com a inauguração da Exposição “ A Arte do Sabor”, de Yulia Khanakhu.
A inauguração será no Café da Sociedade, no dia 8 de outubro, pelas 11 horas, e estará patente até ao dia 2 de dezembro.
‘A Arte do Sabor’ convida-nos a explorar a estética dos doces através da lente de uma câmara fotográfica e a aprecuar a beleza, a textura, as cores e os detalhes presentes em cada alimento de uma maneira irresistivelmente apetitosa.
Yulia Khanakhu, nascida na Rússia em 2004, descobriu a sua paixão pela fotografia quando recebeu uma câmara fotográfica da sua mãe.
Desde então, Yulia estudou, explorou e aperfeiçoou a sua técnica, evoluindo na arte da fotografia. Hoje, com 19 anos e uma formação em Técnica de Fotografia, ela presenteia-nos com a exposição ‘A Arte do Sabor’.
Várias iniciativas em outubro
Exposições, palestras, apresentação de livros, passeios fotográficos e workshops fazem parte do programa deste 1º Ciclo de Fotografia.
Segundo a organização, este ciclo pretende “promover o contacto dos sócios e da restante comunidade com a 8ª arte: a fotografia; dotar os participantes de conhecimentos técnicos e práticos de fotografia e proporcionar momentos de convívio entre os participantes”.
A criação posterior de um núcleo de fotografia na Sociedade é outro dos objetivos.
Programa (atualizado pela organização)
Outubro
Dia 8 / 11h – inauguração da Exposição Fotográfica de Yulia Khanakhu
Dia 14 /10h – Workshop de Fotografia de Produto com Yulia Khanakhu.
Neste workshop, Yulia Khanakhu partilha os segredos que estão por detrás das suas fotografias, mostrando-nos a como a criatividade e a construção do cenário é um factor diferenciador na qualidade da fotografia.
Dia 15, 10h- Passeio Fotográfico pelas “Ruas de Cima de Messines, a sua traça; a sua gente”
Desde as linhas curvas da chaminé algarvia aos traços direitos de uma porta, tudo é traça arquitetónica. Tudo faz parte do património cultural messinense. E as gentes, que palmilham as ruas, nas suas vidas atarefadas, trazem a vida a esta vila. Vamos neste palmilhar pelas Ruas de Cima, encontrar a vida quotidiana e eternizar através da lente da câmara.
Neste passeio treina-se duas tipologia de fotografia: Fotografia de Arquitetura, capta os elementos que compõem a estética urbana, quer interior, quer exterior, captando as linhas e ângulos do motivo fotográfico. Fotografia de Rua, capta o dia-a-dia das pessoas, a cultura do local e também a estética urbana.
Qualquer pessoa poderá participar, desde que munida de uma máquina fotográfica, quer seja profissional ou a do telemóvel.
Dia 21, 17h – Apresentação de Livro da Fotógrafa Ana Abrão ”Kalasha”
Dia 22, 17h Apresentação de Livro “Não quero morrer aqui e outras histórias de esperança”, do Fotógrafo Carlos Filipe
Dia 22, 15h – Workshop de fotografia para crianças (idade mínima 8 anos), com Inês Cabrita
Dia 27 / 21h, Tertúlia com os fotógrafos Carlos Filipe e João Ribeiro
Dia 28/ 10h – Passeio Fotográfico: “Pelos Caminhos da Laranja”– Visita a Frutas Lurdes – Laranjal e Fábrica da Laranja:
Aproveitando o ex-líbris local, pretende criar a experiência de fotografar um laranjal no outono. Percorrendo os caminhos da Rota da Laranja, promoverá essa mesma rota, bem como o concelho de Silves. Ao mesmo tempo permitirá aos participantes capturarem a natureza e a paisagem outonal, praticando fotografia na vertente de Fotografia de Natureza.
Esta tipologia de fotografia capta fenómenos ou agentes naturais, dos quais são exemplo as plantas e frutos presentes na Rota da Laranja, bem como animais e paisagens.
Qualquer pessoa poderá participar, mediante inscrição, desde que munida de uma máquina fotográfica, quer seja profissional ou a do telemóvel. Para inscrição na atividade: sociedademessines@gmail.com
De referir que esta iniciativa da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense tem o apoio da Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de SB Messines e Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.